domingo, 28 de outubro de 2012

Filme “O Rei do Samba”. A Vida de Geraldo Pereira.

O filme “O Rei do Samba”, de José Sette, apresenta trajetória de Geraldo Pereira, um dos maiores compositores do Brasil. Como tantos exemplos na MPB, sua obra é bem mais conhecida do que o próprio autor. São dele clássicos como: “Falsa Baiana”, “Baiana que entra no samba e só fica parada/Não samba, não dança, não bole nem nada/Não sabe deixar a mocidade louca...”, “Sem Compromisso”, “Você só dança com ele/E diz que é sem compromisso/É bom acabar com isso/Não sou nenhum pai-joão/Quem trouxe você fui eu/Não faça papel de louca/Prá não haver bate-boca dentro do salão...”, “Escurinho”, “Acertei no Milhar” (Etelvina, Acertei no milhar/Ganhei 500 contos/Não vou mais trabalhar.../, e “Bolinha de Papel”.

Mineiro de Juiz de Fora, de origem bastante humilde, Geraldo após deixar Minas Gerais, foi morar no Rio de janeiro, no Morro da Mangueira, onde trabalhou como motorista de caminhão da empresa de limpeza urbana do Rio e, a exemplo de Cartola, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, seus companheiros de rodadas de samba, ganhou a admiração de gigantes da MPB, como Chico Buarque, João Gilberto, Roberto Silva, Ciro Nogueira, Moreira da Silva, Zeca Pagodinho, dentre muitos outros que se encantaram com seu estilo de samba sincopado e melodias sofisticadas.

O compositor tinha uma vida boêmia e desregrada, por isso faleceu jovem, em 1955, aos 37 anos, pouco tempo depois de levar um violento soco, durante uma briga com o lendário malandro da Lapa “Madame Satã”, o que levantou especulações de que essa teria sido a causa da sua morte. Na verdade, pelos depoimentos de amigos, e do próprio Madame Satã, o artista já estava com a saúde bastante debilitada e, mesmo assim, continuava sua vida de bebedeira pelas madrugadas do Rio de Janeiro , este, provavelmente, foi o motivo da sua morte, alguns dias depois de ser internado.

O filme, apesar de alguns exageros nos diálogos, o que o torna enfadonho em alguns momentos e da proposital economia nos cenários e figurinos de época, fornece muitas informações sobre a vida do grande compositor. Vale a pena conferir.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Boa tarde, como posso conseguir o Filme "O rei do samba" Geraldo Pereira.
    No aguardo, agradeço.

    ResponderExcluir