quinta-feira, 28 de maio de 2009

Curiosidades da Música Popular Brasileira - Eu só quero um xodó.

AÍ A MÚSICA TEM TAMBÉM SEUS PEQUENOS FATOS.









O clássico Eu Só Quero um Xodó, de Dominguinhos, grande cantor, compositor e sanfoneiro de Garanhuns, Pernambuco, em parceria com a também pernambucana de Recife, Anastácia, sua companheira a época, foi gravado pela primeira vez em 1974. A música já soma mais de 250 regravações em várias línguas, como o inglês, holandês e italiano.

Comento: a letra curta e o ritmo contagiante de “Eu só quero um xodó” já foi gravado por vários cantores de estilos diferentes como: Gilberto Gil, Elba Ramalho, Paula Toller, Paul Mauriat, Doris Monteiro, Daniela Mercury, José Augusto, Karnak, Rita Lee, Zimbo Trio, dentre outros. Além disso, nas suas centenas de gravações, “Eu só quero um xodó” teve várias roupagens, foi gravada como Arrasta-pé, Xote, Reggae e balada.

O vídeo abaixo apresenta uma versão, em inglês, chamada “Make it better”, do famoso xote gravado pelo United Future Organizations (UFO), um trio de jazz, radicado em Tóquio, formado por 2 japoneses e um francês, (pelo menos em título eles não são bons).No próximo post, apresentarei a música cantada por Dominguinhos no ritmo original e , para mim, o melhor: o xote.



Letra:

Que falta eu sinto de um bem
Que falta me faz um xodó
Mas como eu não tenho ninguém
Eu levo a vida assim tão só...

Eu só quero um amor
Que acabe o meu sofrer
Um xodó prá mim
Do meu jeito assim
Que alegre o meu viver...

Letra da Versão

“Make it better”

And everyday I pray to make it better
I’m gonna find a way to make it better
[...]
Because I know I found someone
To focus my attention on
Cause I’m crying tears of joy
From this moment I enjoy
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário