terça-feira, 26 de maio de 2009

Maior usina de energia eólica do Ceará começa a funcionar em junho.

A usina eólica de Praia Formosa, em Camocim, Ceará, já está em fase de testes e começar a operar em junho. Ela será a maior entre as 14 em implantação no Ceará pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa). O cronograma de implantação das usinas eólicas financiadas pelo Proinfa continua avançando, apesar das fortes chuvas que caem em todo o Estado. Quando instalados, até o final deste ano, os parques eólicos deverão somar mais 500,9 MW de energia ao Estado, que já contava com os parques da Wobben Winpower (Prainha, Taíba e Praia Mansa), com produção de 17,4 MW.

O parque de Praia Formosa é da SIIF Énergies, o maior parque do Programa no Estado, com 50 máquinas de 2,1 MW de potência cada e vai gerar um total de 104,4 MW de energia. "As chuvas não atrapalharam muito os trabalhos e devemos operar dentro do prazo previsto", afirmou Carlos Peixe, gerente do Parque da Praia Formosa.

A UEE Praias do Parajuru, de propriedade da Impsa Wind e financiada também pelo Proinfa, com 28.8 MW de potência e 19 máquinas, já dispõe de nove aerogeradores montados e três, em testes. "Devemos entregar a usina em junho" destacou o gerente do projeto, José Eduardo. A Impsa está implantado ainda as usinas de Praias do Morgado, em Acaraú (28,8 MW), com 19 aerogeradores, e Volta do Rio, também em Acaraú, com 42.0 MW de potência e 28 máquinas.

Fonte: Site Governo do Estado do Ceará.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário