terça-feira, 19 de maio de 2009

Confederação de Volei testa bola inteligente.

clique para melhor visualizar

A Penalty, em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), lançou, nesta quinta-feira (14.05), a Penalty D-Tech, uma bola com nova tecnologia – inédita no mundo – que auxiliará times, técnicos, árbitros e auxiliares a esclarecerem jogadas duvidosas. O ginásio José Côrrea, em Barueri (SP), foi o palco do jogo que exibiu a novidade. O time do Santander/São Bernardo (SP) – quarto colocado da última Superliga – testou a nova tecnologia.

Com o novo sistema, será possível saber, com precisão, se as bolas caíram dentro ou fora da quadra, além da velocidade no momento dos ataques. “Mais uma vez, o voleibol brasileiro está à frente dos demais países. Esta inovação pioneira, com certeza, será benéfica para o esporte como um todo. Só temos a ganhar com esta nova tecnologia”, disse Ary Graça, presidente da CBV.

“O sistema é bom. Agora, precisamos discutir quando será colocado em prática. A Penalty definirá quando e como utilizará a tecnologia. Nossa ideia é levar projeto para ser avaliado pela Federação Internacional. Mas, como presidente da Confederação Sul-Americana e da União Pan-Americana, dou a certeza de que ele poderá ser utilizado nos torneios nas Américas”, destacou Ary Graça.

O sistema funciona de maneira integrada. A partir do quique da bola nas áreas que geram dúvidas, um chip, encapsulado no seu interior, envia um sinal por meio do sistema RFID (Radio Frequency Identification) para as antenas, que se comunicam com as câmeras, registrando se foi dentro ou fora, e chega ao palm top em poder do árbitro do jogo.

Após quatro anos de pesquisa, a Penalty D-Tech é uma realidade. Qualquer partida pode contar com o sistema, mediante instalação do tapete oficial da quadra de voleibol e equipamentos para monitoramento. A quadra deve ser parametrizada com antenas e câmeras, com antecedência mínima de dez dias.

Fonte: Confederação Brasileira de Volei Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. E a tecnologia vai entrando em todos os esportes, só o futebol que estagnou na mesmices e os erros dos árbitros tem de ser sempre aceitos.

    ResponderExcluir