sábado, 20 de junho de 2009

Curiosidades do São João – Por que a fogueira?


“A fogueira está queimando, em homenagem a São João...”

Quando se fala de festa junina, logo se pensa em fogueira, o principal símbolo da festa que é uma das mais populares no Brasil. E por que a fogueira?

Existem duas explicações para a tradição de acender fogueiras no São João. Uma de origem pagã que associa a fogueira às festas realizadas na Europa, para comemorar o solstício de verão, ocorrido no dia 24 de junho.

A outra tradição tem origem em uma lenda da religião católica. Isabel estava grávida de São João Batista e combinou com Maria, sua prima, que, ao ocorrer o parto, acenderia uma fogueira sobre um monte para comunicar a boa nova e receber a ajuda da amiga no pós-parto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

36 comentários:

  1. Achei super legal pois estou fazendo Catequese e pediram como dever de casa!
    Obrigada Deus por existir a net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros amigos, necessario nos e buscarmos o conhecimento de DEUS, atraves da Biblia, a tendo como o Livro Sagrado. Pois assaim fazendo, teremos a legitima liberdade, para fazer os nossos sacrificio e adoraçao, sem nos prender a tradiçoes religiosas, vindo a pecar contra o nosso criador, que e DEUS.
      Um abraço.

      Excluir
    2. O respeito a religião alheia é muito importante, sua verdade não necessariamente é de todos. Fica a dica. Evite a intolerância religiosa

      Excluir
  2. pietra blume fonseca24 de maio de 2010 às 20:52

    eu adoro o sao joao todos ficam admirados com a beleza mas é isso xau BJS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Maria Emanoelle Olímpio24 de maio de 2010 às 21:41

    São João é muito especial para mim por que nesta hora todos se reunem para comemorar a selebração de São João e é ai que todos se compartilham a grande AMIZADE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comemorar a morte trágica dele? essas festas ñao tem nada haver com a historia de joão BATISTA.

      Excluir
    2. Verdade amigo!

      Quão horrível é memorar a morte de alguém.

      Excluir
    3. Onde esta escrito isso na biblia ?

      Excluir
    4. Para de falar merda! No caso de São João Batista, é a comemoração de seu nascimento.

      E mesmo se fosse da morte, o cristão verdadeiro também comemora, pois é dia de alegria pois o irmão que morre tem a plena esperança de se juntar a Cristo na Jerusalém Celeste. Dia de ALEGRIA! S SALVAÇÃO ETERNA!

      Excluir
  4. isso eu nao sabia cm e bom saber mais coisas sobre o sao joao eu tbm gosto muito

    ResponderExcluir
  5. A história mostra conclusivamente que a fogueira era um símbolo no culto do deus sol. O matutino La Vanguardia, de Barcelona, Espanha, admitiu que a festividade inteira realmente “representa a cristianização do solstício de verão”. Este evento astronômico, quando o sol parece cessar sua movimentação em direção ao norte ou ao sul, deu origem a festividades e folias licenciosas entre os antigos pagãos.
    resumindo: as festas juninas ou julinas são resquicios da era pagã transformadas pela igreja católica em festas cristãs. Basta vc ler alguns artigos e verá que em nenhum lugar da biblia é citada festas juninas ou natalinas.

    ResponderExcluir
  6. rapass seu conteudo é muinto rico em contesto parabens

    ResponderExcluir
  7. Também desagradamos a Deus por falta de conhecimento, portanto é sempre bom se informar primeiro antes de sair por aí praticando a idolatria e fazendo coisas abominaveis aos olhos de Deus. Na dúvida, recomendo recorrer aquele livrinho que Jesus Deixou para não nos perdermos pelo caminho que nos leva até a nossa morada eterna: a biblia

    ResponderExcluir
  8. é bom saber das importancias de são joão porque DEUS criou essa festa maravilhosa.Obridada deus por tudo que eu tenho e ainda vou ter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembre-se do segundo mandamento.

      E Deus não criou esta festa, respeite-o mais.

      Excluir
  9. Errais em não conhecer as escrituras sagradas.
    É a bíblia que afirma isso, leiam a bíblia pessoal.
    E assim saberão quem foi João Batista, ele não tem nada haver com festas juninas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!! Verdade, esse povo cada vez mais leigo por ñ conhecer as escrituras sagradas.

      Excluir
  10. Concordo plenamente com o comentário de 17/jan/11. Festas juninas/julinas são pagãs, anticristãs e idólatras. DEUS não tem nada a ver com elas. Não coloquem na boca de DEUS aquilo que Ele não disse. As festas podem ser festas católicas, cristãs não. As mesmas só desviam os olhos dos homens (pois são engodos efêmeros) da Verdade chamada BÍBLIA SAGRADA.
    Leiam a Bíblia e não se guiem por entendimentos meramente humanos.
    Leiam Isaias 44:9 a 19.

    ResponderExcluir
  11. Concordo. Deus não é um Deus que se alegra em festas onde as pessoas bebem e ficam a noite inteira dançando forró e acham ainda que agradam a Deus.... Se Jesus volta nessa hora... ai..a...i

    ResponderExcluir
  12. muito legal pois estava precisando dessa resposta, para um dever de casa da minha Catequeze

    ResponderExcluir
  13. porque as pessoas escrevem seus comentários e colocam como Anônimo, eu penso o seguinte, que festa é festa, unem e alegram as pessoas, falam se de Deus dos Santos, em fim declaram-se crente e fieis. Eu acho que agrada a Deus sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, respondi algumas em Anônimo, mas coloquei meu nome só para você.

      Não precisa ouvir nada do que os outros dizem, apenas pegue a bíblia e leia. Ore antes de ler, e o Espírito Santo lhe concederá o entendimento.

      Não seja assim, de mente ignorante. Deixe Jesus agir em sua vida e conhecerá a verdade.

      "Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
      E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
      João 8:31-32

      Grande abraço a todos que participam das respostas.

      Excluir
  14. porque alegrar e festejar não agrada a Deus se o primeiro milagre de Jesus foi justamente transformar a água em vinho em meio a uma festa de casamento? Alguns aqui precisam estudar mais a Bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes, também já fiz o mesmo questionário que o seu.
      kkkkkkkk.

      Só existe vinho com álcool?

      Excluir
  15. SÓ QUERO DEIXAR UMA OBSERVAÇÃO; SE FALA EM COMEMORAR, FESTEJAR, SE ALEGRAR E SÃO JUSTAMENTE NESSAS FESTAS QUE OCORREM AS BEBEDEIRAS, ROUBOS,OS ADULTÉRIOS E AI SAI, TIRO,FACADA E ALGUNS PERDEM A VIDA, ISTO É FESTA??, ISTO É SE ALEGRAR?? ISTO É SER FELIZ?? ISTO É AGRADAR A DEUS?? MAIS ACHEI UMA EXPLICAÇÃO PARA A FOGUEIRA; ELES ESTÃO TREINANDO PARA PASSAR A ETERNIDADE NO INFERNO, SÓ QUE LÁ O FOGO É MUITO MAIS QUENTE E ETERNO, SE LEREM A BIBLIA VERÃO QUE TODOS OS IDOLATRAS SERÃO LANÇADOS LÁ,MAIS AINDA A TEMPO PARA SE ARREPENDEREM A ACEITAREM JESUS COMO SEU SALVADOR E DEIXAR ESTES COSTUMES PAGÃOS.
    SE QUEREM SEGUIR OS MANDAMENTOS, VOCÊS CATEQUISTAS... LEIAM EXODO 20:4,E VERAS QUE O SEGUNDO MANDAMENTO FOI ESCONDIDO DE VOCÊS, POIS O SEGUNDO MANDAMENTO DE DEUS É NÃO FAZER IMAGENS DE ESCULTURA,LEIAM E ACORDEM??? PERGUNTEM PARA OS PADRES PORQUE ELES NÃO FALAM OU PORQUE OMITIRAM ESTE TÃO SAGRADO MANDAMENTO?? ONDE ESTA ESCRITO NA BIBLIA A PALAVRA PURGATORIO, QUE JÁ LI A BIBLIA INTEIRA E NÃO ACHEI, SERÁ QUE ALGUEM PODE ME INFORMAR ONDE ESTA ESCRITO ESTA PALAVRA??

    ResponderExcluir
  16. CARO AMIGO ANÔNIMO, QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE CURTI O SÃO JOÃO COM MINHA FOGUEIRA, DANCEI MUITO FORRÓ E NÃO VI ESSE CENÁRIO TRÁGICO QUE VC DESENHOU EM SEU COMENTÁRIO. A VIOLÊNCIA, OS ROUBOS E TUDO AQUILO DENIGRE O BEM ESTAR DAS PESSOAS PODE ACONTECER EM QUALQUER LUGAR, BASTA QUE AS MESMAS JÁ ESTEJAM PRÉ-DISPOSTAS A ISSO. PERCEBO QUE VC TEM UMA VISÃO EQUIVOCADA SOBRE A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO, MAS O TEXTO ACIMA JÁ EXPLICOU SEUS SIGNIFICADOS E EU NÃO REPETIR AQUI. REALMENTE OS IDÓLATRAS NÃO HERDARÃO O REINO DOS CÉUS, MAS QUEM DISSE A VC QUE QUEM FESTEJA SÃO JOÃO É UM? – EU TE DIGO: NÃO JULGUE PARA NÃO SER JULDADO! – A IGREJA CATÓLICA É PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA CRISTIANIZAÇÃO DO MUNDO EM VÁRIOS ASPECTOS, INCLUSIVE TRANSFORMANDO FESTAS PAGÃS EM FESTAS CRISTÃS LEVANDO O POVO A UM RUMO MAIS PRÓXIMO DE DEUS. NÃO GOSTO DE CRITICAR MEUS IRMÃOS EVANGÉLICOS, POIS TENHO RESPEITO POR TODOS AQUELES QUE RESPEITAM A PESSOA DE CRISTO. MAS DEVEMOS ENTENDER QUE SE NÃO FOSSE A DETERMINAÇÃO DESSA IGREJA NÃO TERÍAMOS TANTOS CRISTÃO NO MUNDO COMO TEMOS HOJE, POIS ATÉ A MAIORIA EVANGÉLICOS TIVERAM SUA INICIAÇÃO CRISTÃ NAS CATEQUESES CATÓLICAS. QUANTO AO SEGUNDO MANDAMENTO QUERO TE DIZER QUE NENHUM PADRE O ESCONDE DE NINGUÉM, VC PRECISA SE INFORMAR MAIS SOBRE ISSO, POIS TUDO ESTÁ RESUMIDO NO PRIMEIRO: “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS”. A PALAVRA “SOBRE” JÁ DIZ TUDO. OU VC É MAIS UM QUE AFIRMA QUE NÓS CATÓLICOS ADORAMOS IMAGENS?? SE POR ACASO VC PENSA ASSIM ME DESCULPE MAS É RIDÍCULO. IMAGENS SÃO IMAGENS, ASSIM COMO FOTOGRAFIAS SÃO FOTOGRAFIAS E LEMBRANÇAS SÃO LEMBRANÇAS. E NÃO “DEUSES”! JÁ QUANTO AO PURGATÓRIO REALMENTE NÃO EXISTE ESSA PALAVRA NA BÍBLIA, MAS DEVO LEMBRAR QUE O PURGATÓRIO NÃO É UM LUGAR E SIM UM ESTADO DE PURIFICAÇÃO PARA A ALMA, TEOLOGICAMENTE ACEITO PELA IGREJA. SUGIRO QUE VC LEIA “MACABEUS 12: 41-45” E MATEUS 12: 32 ONDE É DITO que a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada, nem neste mundo, nem no mundo que há de vir. Conclui, sem prova nenhuma, que esse versículo sugere que outros pecados serão perdoados após a morte. ESPERO TER AJUDADO. FORTE ABRAÇO!

    JOSÉ LUIZ JR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro amigo, queria dizer que o conceito sobre "PURGATÓRIO" que você tentou prescrever usando a passagem bíblica de Mt 12 : 32 não tem nada a ver com um lugar de "purificação da alma".( Isso é um absurdo e um pensamento fora da PALAVRA ). Em Mc 16 : 16 diz " Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." Não existirá um lugar para "purificação da alma" após a morte, o texto é bem claro, quem crêr no Senhor Jesus será salvo e quem não crêr será condenado. Não existe segunda chance após a morte. Isso é um absurdo.
      Quer dizer então que o inferno é só para o Diabo e seus anjos? Leia mais a bíblia meu caro católico.
      "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" (Mateus 25 : 41)
      "purificação da alma" só faltava essa.
      Saia da ignôrancia meu caro.
      "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)
      Jesus te ama.

      Excluir
    2. O que acho absurdo é essa concorrência entre protestantes e católicos, isso é horrível, já que todos processam a mesma fé. Todos não seguem a Jesus Cristo ??? Devemos nos preocupar com outras coisas como nosso testemunho no dia a dia.

      Excluir
  17. Essa é a dificuldade, saber quando termina a tradição construída a partir de interesses diversos e onde existe a base bíblica para a realização de festas, cultos e rituais. Mas o temor a Deus é o princípio da sabedoria. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  18. muito bom so so entre aqui pq tenho catequese amanhã xau pedrinho almenara mg....
    o pegador..

    ResponderExcluir
  19. Jesus quanta ignorância!!!!!
    Vamos amar mais o próximo, vamos nos preocupar com o errado q estamos fazendo e não o do outro. enquanto aponta um dedo para outra pessoa lembrar q quatro esta apontado para vc!
    Vamos ter respeito e mais amor povo.

    ResponderExcluir
  20. João não iria na festa dele, kkk, Aonde viu q existe esse acordo de Maria ,Mais uma invenção do católico

    ResponderExcluir
  21. amei vai me ajudar muito na escola e na minha pesquisa da aula

    ResponderExcluir