terça-feira, 23 de junho de 2009

Curiosidades do São João - Origem das Festas Juninas.


As festas juninas ou joaninas, como inicialmente eram chamadas, tiveram origem antes da Idade Média, como festas pagãs e só foi absorvida como cristã, pela igreja católica, após a Idade Média, quando começou a ser utilizada para celebrar dias de santos do mês de junho: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), deste fato vem a denominação de festa Junina, mas antes, eram chamadas de joaninas, devido ao vínculo com a festa de São João, único santo católico festejado no dia do seu nascimento e não de sua morte.

Ao contrário do que muitos pensam, não é uma festa exclusivamente brasileira, as festividades juninas são bastante populares em países europeus como: Finlândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Portugal, Espanha, Grã-Bretanha, Irlanda (Europa); Estados Unidos, Canadá, Porto Rico, Brasil (América) e Austrália (Oceania).

O costume de se comemorar os santos de junho foi trazido para o Brasil pelos portugueses, no período colonial, no século XVI. Na época, já havia recebido elementos da cultura chinesa (fogos de artifícios), espanhola (dança de fitas) e francesa, por meio da dança marcada, uma característica da dança dos nobres franceses, que influenciou fortemente a nossa tradicional quadrilha. Todo este caldo cultural foi se misturando com tradições indígenas, afro-brasileira e outras trazidas por emigrantes dos diversos países do mundo, daí se explica as características próprias das festas em cada região brasileira.

Hoje é uma das festas mais festejadas no Brasil, principalmente no Nordeste, onde em várias cidades é decretado feriado municipal. As cidades de Campina Grande, na Paraíba e Caruaru, em Pernambuco, se destacam pela grandiosidade dos festejos realizados anualmente e disputam, entre si, o título de “O melhor São João do Mundo”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. oi, consegui fazer meu trabalho grasas esse site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm fiz o meu trabalho da escola grasas a esse site .

      Excluir
  3. eu morro pento de campina grande e a festa e muito boa

    ResponderExcluir