
O jornalista fundamenta sua afirmação apresentando uma faixa do Trio Surdina (formação de Garoto ao violão, Fafá Lemos, no violino e Chiquinho do Acordeon), onde o grande violonista Garoto(foto), na música “O relógio da vovó”, já mostrava evidências do que seria a famosa batida. A gravação é de 1953, portando, quatro anos antes do lançamento da música "Chega de Saudade".
O site "Sovaco de Cobra", no post "Trio Surdina desvendando o mistério", sem se comprometer, também lança luzes sobre o assunto:
“...Ao escolher ” Música em Surdina” como título do programa que iria dirigir e apresentar, Paulo Tapajós imaginou os instrumentos tocados como se estivessem em surdina. Em termos técnicos, a surdina é um dispositivo mecânico usado para abafar o som dos instrumentos. Deste modo a expressão em surdina sugere algo tocado com volume reduzido, criando assim um ambiente mais intimista. Os músicos convidados deveriam então se adequar a este conceito.
Ao ser convidado para se apresentar neste programa Garoto chamou o violinista Fafá Lemos (Rafael Lemos Jr.), com quem vinha se apresentando, e o acordeonista Chiquinho (Romeu Seibel) para se apresentarem em trio. A estréia desse trio em “Música em Surdina” se deu em 20 de abril de 1951 e eles por lá se apresentaram até o final daquele mês...”
Comento: Achei a batida muito parecida com a bossa nova, mas me impressionei com a semelhança, em alguns trechos da música, com “Desafinado”. Ouça e tire a sua conclusão.
Para ver as matérias de Nassif sobre o assunto, entre em nos posts: “O elo perdido da Bossa Nova” e “Garoto e João Gilberto”.

"Se você disser que eu desafino amor..." Explícito, esse trecho!
ResponderExcluir