quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dalva de Oliveira e Herivelto Martins.

AÍ A MÚSICA TEM TAMBÉM SEUS PEQUENOS FATOS.

A cantora Dalva de Oliveira, um mito da música popular Brasileira, se chamava na realidade, Vicentina Paula de Oliveira. Iniciou sua carreira nos anos trinta, cantando com a dupla "Preto e Branco", que posteriormente viria a se transformar no grupo musical "Trio de Ouro" - nome mais do que justo, pela qualidade dos músicos. O trio era formado pela cantora, por Nilo Chagas e pelo grande compositor Herivelto Martins, com quem a cantora viria a se casar posteriormente.

Trio de Ouro

Comento: o processo de separação de Dalva e Herivelto, ocorrido em 1949, foi marcado por polêmicas e batalhas musicais, onde os músicos se acusavam mutuamente pelo fim da união. As farpas trocadas, eram acompanhadas com muito interesse pelos fãs da dupla, que associavam as letras das músicas ao casamento desfeito.

No rastro do litígio, compositores famosos se divertiam e lucravam, compondo músicas que ajudavam a alimentar o longo duelo musical. Neste embate, surgiram grandes composições como: "Errei Sim" (Ataulfo Alves), "Que Será" (Marino Pinto/ Mário Rossi), "Tudo Acabado" (J. Piedade/ Oswaldo de Oliveira Martins), "Vingança” (Lupicínio Rodrigues), e Calúnia (Wilson Batista), Segredo, (Herivelto Martins e Marino Pinto), dentre outras.

Dalva de Oliveira faleceu em um 31 de agosto de 1972,aos 56 anos, Herivelto, em 17 de setembro de 1992, seus sucessos ficaram imortalizadas e ainda são bastante cantados pelos amantes do samba-canção e seresteiros do país.


Mais sobre Dalva de Oliveira e Herivelto Martins:

Herivelto Martins Dalva de Oliveira e Grande Otelo

Dalva de Oliveira - Neste Mesmo Lugar (vídeo)

Para outras curiosidades da MPB, clique no marcador "Curiosidades da Música Popular Brasileira"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários:

  1. Parabéns pelos videos, muito lindo , excelente.

    ResponderExcluir
  2. Antigamente existiam ídolos e ela foi, pois marcou a historia da nossa musica...

    ResponderExcluir
  3. AMEI CONHECER Dalva de Oliveira e ouvir essa voz divina.

    ResponderExcluir
  4. INCRÍVEL AO VER ESSES VIDEOS TENHO A IMPRESSÃO DE TER VIVIDO NESTA ÉPOCA , SÓ QUE EU AINDA NÃO EXISTIA.

    MONICA PINHEIRO

    ResponderExcluir
  5. Dalva de Oliveira foi um mito da música brasileira que deixou muitas saudades que os sucessos possamos recordar são muitos agradaveis ouvi-la.

    ResponderExcluir
  6. Dalva pra mim foi uma cantora muito especial com os meus três anos eu já ouvia suas canções que hoje fico feliz em ouvi-las e recordo com muitas saudadades.

    ResponderExcluir
  7. Uma das historias que mais me comoveu.Foi emocionante do incio ao fim.A voz da Dalva de Oliveira ecoa nos meus ouvidos como um Hino durante o dia todo. Fico ansiosa para que chegue o novo capitulo para me eu me deliciar com as belas musicas naquela voz incrivel.Pena que a minisserie foi tao curta.

    ResponderExcluir
  8. Dalva foi a melhor miniserie que eu ja assisti em td a minha vida,pois foi uma historia de amor muito triste e ao mesmo tempo muito lindaa!
    A hitoria dela e muito forte adorei conhecer essa historia,virei sua admiradora!

    ResponderExcluir
  9. rede globo vc e dez adorei a dalva de oliveira
    uma grande mulher. mesmo na quela epoca bjos

    ResponderExcluir
  10. amei conhecer a historia de DALVA DE OLIVEIRA me emocionei muito,chorei muito até parece que senti a dor dela,a dor de ser traida e abandonada.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito!!! Não conhecia a história de Dalva e Herivelto... não entendo porque demorou tanto tempo. Já era para ter feito um filme...
    Parabéns pelos vídeos e as homenagens prestadas aos grandes cantores brasileiros que vão ficar na nossa memória.VIVA!!!

    ResponderExcluir
  12. Uma historia muito linda realmente, e triste... nossa, me pergunto como ele pode odia-la tanto ao ponto de nao atender o seu ultimo pedido que era ve-lo, cheguei mesmo a sentir raiva dele. Ela sofreu tanto coitada... ficou claro na minisserie que o amou ate o fim da sua vida.Uma minisserie muito comovente, parabens para os autores e atores.

    ResponderExcluir
  13. na verdade ela foi a grande estrela, e continua sendo ate o dia de hoje.

    ResponderExcluir
  14. voz linda como a de dalva acho q jamais existira igual

    ResponderExcluir
  15. amei a história de DALVA DE OLIVEIRA E EU NEN A CONHECI, POIS ELA MORREU NO ANO QUE EU NASCI E ME ENCANTEI CON SUA VOZ

    ResponderExcluir
  16. amei demais que voz tinha essa dalva fiquei apaixonda por tua história

    ResponderExcluir
  17. ameii!!!
    que voz magnifica que fez tanto sucesso, dalva foi realmente a rainha da voz....

    ResponderExcluir
  18. Amei a história dela, mulher de fibra e vitoriosa sofri de ver o sofrimento dela e com certeza aprendi muito, aprendi a me amar antes de qualquer coisa. Realmente uma rainha

    ResponderExcluir