domingo, 7 de junho de 2009

O caso Petrobrás - A Informação deve ser reserva de mercado?

Os mestrandos, doutorandos e estudantes de jornalismo, vão ter agora um excelente tema para dissertação nos seus cursos. A fonte de estudo está na recente matéria sobre a estratégia de comunicação da Petrobrás, publicadas nos grandes jornais do eixo Rio-São Paulo.

A fonte desta pesquisa, poderia ser o aprofundamento das reportagens dos jornais: Folha de São Paulo e o Globo, este último, por exemplo, publicou matéria com o seguinte título: “Petrobrás vaza em blog informações obtidas por jornalistas”.

A reclamação repercutida nos grandes jornais do país, além de blogs bastante acessados, como é o caso do Jornalista Ricardo Noblat e Luis Nassif, se refere ao fato de a Petrobrás ter criado um Blog (aqui) onde publica, antecipadamente, as perguntas feitas pelos jornalistas da grande imprensa, principalmente a Folha de São Paulo.

A ira da grande imprensa está no fato de que a Petrobrás, em seu blog, vem também publicando, prontamente, as respostas dadas aos questionamentos da grande imprensa. A evidência da insatisfação da grande mídia, está no próprio título da notícia. Nela, o jornal atribui como um “vazamento de informação”, o que, para muitos, é transparência, direito ao contraditório e até mesmo de defesa.

Nossos jornalistas vão além: Acusam a estatal de ferir “o sigilo da informação”, como se o direito a livre manifestação fosse uma “reserva de mercado” do próprio jornal.

Pegou mal! Os comentários dos leitores, na sua ampla maioria, repelem a tese e atribuem a chiadeira, a falta de coerência democrática da nossa mídia.

Fica uma reflexão: É lícito, uma empresa como a Petrobrás manifestar a sua versão dos fatos? Ou a informação é um monopólio da imprensa?

Veja a matéria publicada no “O Globo”

quebra de confidencialidade

Petrobras vaza em blog informações obtidas por jornalistas

Publicada em 06/06/2009 às 21h42m

O Globo

BRASÍLIA - Alvo de suspeitas de má gestão e favorecimento político em contratos, a Petrobras criou um blog para vazar informações obtidas por jornalistas que investigam indícios de irregularidades nos negócios da estatal. Nos últimos dias, o blog quebrou a confidencialidade de perguntas enviadas à assessoria de imprensa da estatal por jornalistas dos principais veículos de imprensa do país.

Já foram alvo da tática da empresa profissionais do GLOBO, da "Folha de S.Paulo" e de "O Estado de S.Paulo", que procuraram a Petrobras para cobrar esclarecimentos e ouvir a sua versão dos fatos antes de escrever as reportagens.

A CPI da Petrobras, criada contra a vontade do governo federal para apurar as suspeitas de irregularidades na estatal, deveria ter sido aberta na terça-feira da semana passada, mas foi adiada por manobras da base aliada.

O blog, chamado Fatos e Dados, divulga as informações obtidas pelos jornalistas antes da publicação das reportagens em seus respectivos veículos de comunicação. Além de violar o sigilo dos órgãos de imprensa, a prática da Petrobras ignora regras estabelecidas pela própria estatal em sua comunicação com terceiros...

Veja a matéria completa (aqui)


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2 comentários:

  1. dr zem,

    a grande imprensa esperneia, geme e reclama.
    ela ainda não entendeu, ou se faz de desentendida, mas o fato é que a blogosfera é o novo. a imprensa convencional que trate de se adaptar aos novos tempos.

    abçs

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  2. Uma jogada de mestre, a criação desse blog. Será que foi um tiro no pé essa CPI da petrobrás?

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