quarta-feira, 3 de junho de 2009

Semana do Meio Ambiente. Qual é a nossa parte?


O dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o "Dia Mundial de Meio Ambiente". A comemoração originou-se com a Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada pela Organização das Nações Unidas - ONU, em 1972.

Neste dia, e muitas vezes, na semana da sua proximidade, são realizadas várias ações de conscientização ambiental. É a chamada semana do meio ambiente, onde observamos uma profusão de eventos voltados paras o tema, realizados tanto por órgãos estatais quanto pela iniciativa privada.

Na data comemorativa, ano após ano, somos motivados por meio de notícias e campanhas de preservação do meio ambiente, campanhas de conscientização da população, coleta e reciclagem de lixo, etc. É comum, neste período, ver chefes de estados e outros políticos, dando declarações, algumas demagógicas outras não, em favor da causa ambiental e a necessidade de implantação de planos para redução das agressões ambientais.

Terminado o período comemorativo, continuamos com a sensação de que muito há de se fazer para minorar a agonia do mundo. Com efeito, a falta de mitigação dos impactos ambientais oriundos da ação do homem, já se reflete no nosso cotidiano: mudanças climáticas drásticas, furacões, tsunamis, tempestades, dentre outros desastres naturais.

Em decorrência da relação de causa e efeito "homem agride o ambiente, natureza responde com catástrofes", nos revoltamos e jogamos, com razão, todas as nossas pragas e indignações contra os governantes e empresários ensandecidos pelo lucro. Esquecemos, porém, que temos parte de culpa no aumento da degradação ambiental.

Não vou aqui fazer tratado sobre a questão ambiental, tem gente mais qualificada para tal, proponho, entretanto, que reflitamos sobre a nossa participação no processo, pequenas ações já ajudam muito. Ações de cidadania como: uso de materiais biodegradáveis, uso de equipamentos com baixo consumo de energia, sacolas ambientais e reciclagem de lixo doméstico, não são tão difíceis de fazer. Sobre reciclagem, me surpreendi com uma enquete realizada pelo jornal O Povo e que dá uma perfeita dimensão do que quero dizer. A pergunta era: você separa o lixo produzido em sua casa? Veja o resultado no quadro abaixo.


Embora não tenha valor científico, o resultado já dá para ter uma visão do nosso descaso, principalmente se observamos que o perfil da população que respondeu enquete - pessoas que leem jornal na internet - é de gente que se pressupõe razoável grau de instrução.

Portanto, na semana do meio ambiente, é uma boa hora de fazermos o "mea culpa" e trabalharmos para reduzir uma estatística tão vergonhosa. Assim, guardadas as devidas proporções, não sofremos o risco de nos nivelarmos àqueles políticos e empresários inescrupulosos e para tal, lanço o desafio: transformar a frase "dia do meio ambiente" em "todo dia é dia do meio ambiente".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. o mundo irá agradecer sempre que você fizer a sua parte.Por isso não demore!!
    O meio ambiente está esperando sua atitude!

    ResponderExcluir