segunda-feira, 22 de junho de 2009

A adeus ao músico Edil, do Trio Irakitan.



Registro a morte, por enfarte, ocorrida ontem, dia 21-06, de Edildécio Andrade, o Edil do Trio Irakitan (na foto, o do meio). O músico de 57 anos, estava no grupo há 30 anos, entrou para substituir o vionolista cearense Toni, que participou do grupo por 18 anos e se retirou ,voltando a morar em Fortaleza e depois na Bahia. Toni, por sua vez, havia substituído Edinho que se suicidou em 1965. Edil era o vocalista principal do grupo, tinha uma voz vigorosa e muito parecida com a de Edinho.

Na sua formação inicial, o grupo era composto pelos músicos Paulo Gilvan Bizerril (voz e afoxé), Edinho (violão) e Joãozinho (tantan), destes, apenas Gilvan continua no grupo, Joãozinho, o outro componente da formação original, faleceu em 2005, depois de uma longo período enfermo.

O Trio Irakitan é considerado um dos melhores conjuntos da história da música brasileira, foi criado na década de 50, em Natal, Rio Grande do Norte. O nome indígena foi dado por pelo folclorista Luís da Câmara Cascudo em 1951, significa, em tupi, verde mel ou como eles preferem, em uma tradução mais poética, “Doce Esperança”.

Muito requisitado nos anos cinqüenta e sessenta, o Trio participou de vários filmes e gravou mais de 50 discos, seu repertório romântico, geralmente composto de boleros, ainda é muito apreciado no Brasil e no exterior - chegou a se apresentar em mais de 34 países. O talento do trio chegou a chamar a atenção do grande músico Nat King Cole, que fez questão de fazer uma participação especial no disco "Aos Meus Amigos", de 1965.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Meu grande amigo Edil , que Deus o tenha em um paraiso , porque voce merece , voce foi um grande Homem...... um verdadeiro Amigo...
    Cleber Brisis

    ResponderExcluir
  2. edil meu amigo voce patiu tao repentinamente deixando saudades e tristeza em seus amigos e familiares fique com deusw amigo e descansse em paz sem´re lembrarei de voce com amor e carinho

    ResponderExcluir
  3. MEU AMIGO EDIL PARTIO FORA DO COMBINADO A 2 ANOS.MUITA SAUDADE MEU NOBRE AMIGO ONDE ESTIVER DEUS TE PROTEJA. JORGE DE LIMA

    ResponderExcluir
  4. quero deixar aqui minhas homenagens a esse trio maravilhoso pena que se foram tao cedo o edil e o paulo gilvan mas com certeza eles estao num otimo lugar, se alguem do legado do trio estiver lendo isto aqui quero dizer que voces foram privilegiados em ter dentre vós, pessoas maravilhosas que compuseram este trio. um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Tive o prazer de conhecê-lo e cantar, com eles alguns dos seus sucessos, em 2009, um mês antes de sua morte. Por coincidência, estávamos marcando um show para eles na cidade de Sobral e liguei pra ele, exatamente naquele fatídico domingo de 21 de junho.

    ResponderExcluir
  6. SINTO MUITA SAUDADE DESTE GRANDE AMIGO EDIL, TRABALHAMOS JUNTOS POR ALGUNS ANOS AINDA COM SUA ESPOSA IVONE... NA REDE OTHON.. GRANDE HOMEM E AMIGO.....
    SAUDADES...
    CLEBER BRISIS

    ResponderExcluir