domingo, 21 de junho de 2009

Curiosidades Juninas – Simpatias de São João.

“...Danei a faca no tronco da bananeira, não gostei da brincadeira Santo Antonio me enganou. Sai correndo lá pra beira da fogueira ,vê meu rosto na bacia, a água se derramou...” Trecho da música junina “Brincadeira na Fogueira”, do paraibano Antônio Barros.

SIMPATIAS

Uma das tradições do período junino são as simpatias. O costume é bastante apreciado pelos brasileiros e, para alguns mais supersticiosos, tem efeito eficaz.

Pelo seu caráter profano, o costume não conta com a “simpatia” da Igreja que se apega a definição do dicionário Aurélio: “Ritual posto em prática, ou objeto supersticiosamente usado, para prevenir ou curar uma enfermidade ou mal-estar”. Já o dicionário Uol Michaelis define simpatia como: “Modalidade de superstição que procura, na magia e na feitiçaria, meios para afastar certos males ou conseguir determinado bem com o emprego de rezas, sinais cabalísticos, drogas e preceitos”, enquanto que o pt.wiktionary.org define a prática de forma mais simples “Ritual supersticioso para atingir um determinado fim".

Prática profana passível de recriminação ou uma simples brincadeira, o certo é que as simpatias se tornaram uma tradição e são bastante utilizadas por muitos brasileiros, principalmente no período junino. Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, é um dos mais requisitados, sua fama de advogado das solteironas vem da sua luta para democratizar o acesso ao casamento, procurando mudar as leis do matrimônio a fim de que as moças desprovidas de recursos financeiros, portanto sem dotes, pudessem contrair núpcias sem grandes dificuldades. Mas aí já é história para outro post.

Pela sua imensa quantidade, as simpatias são conhecidas e disseminadas para quase totalidade da população, apresentando, entretanto, variações de acordo com a região e costumes. Destacamos algumas simpatias, extraídas da internet, muito comuns no São João:

- ENFIAR FACA VIRGEM NA BANANEIRA. No outro dia amanhece escrito nela o nome da pessoa com quem você vai casar.(cuidado, senhoritas, homens não gostam de mulheres que brincam com faca).

- PRENDER UMA FITA NO TRAVESSEIRO E REZAR. No outro dia, se aparecer solta é porque você vai casar. (não me explicaram por que).

- NA VÉSPERA DE SÃO JOÃO COLOCAR UM CRAVO NUM COPO COM ÁGUA, ÀS 6 HORAS DA NOITE. De manhã veja como está. Se estiver viçoso é sinal de casamento. Se estiver murcho é sinal de caritó. (significa não casar, de qualquer maneira, o gosto deve ser horrível).

- NA NOITE DE SÃO JOÃO JOGUE UM RAMO DE MANJERICÃO NO TELHADO, DEPOIS DE PASSADO NA FOGUEIRA. Se no outro dia estiver verde, você vai casar com moço. Se estiver murcho, vai casar com velho. ( se morar em apartamento, não vai casar)

- NA NOITE DE SÃO JOÃO DÁ-SE NÓ NAS QUATRO PONTAS DE UM LENÇOL, TENDO ANTES ESCRITO NELAS OS NOMES DE QUATRO QUERIDOS. Ao amanhecer, o nó que estiver desmanchado tem o nome da pessoa com quem vai se casar.

- NUM PRATO COM ÁGUA SE COLOCA VÁRIOS PAPÉIS COM NOMES. No outro dia ver o papel que abriu e ler o nome escrito, que será o da pessoa com quem vai casar.

- NA NOITE DE SÃO JOÃO COBRIR O ROSTO COM UM LENÇO E TIRAR UMA PIMENTA DA PIMENTEIRA. Se for verde você casa com um moço. Se for vermelha seu marido vai ser velho. (se não conseguir pegar em nenhuma pimenta, azar o seu: não arranja casamento.)
- COLOCAR NUMA BACIA COM ÁGUA, DUAS AGULHAS. Se as agulhas se juntarem é porque você vai casar em breve.

- ATIRAR UMA MOEDA NA FOGUEIRA. No outro dia ficar esperando o primeiro pedinte; dando a moeda, pergunte o seu nome, que vai ser o do seu noivo.

- NA NOITE DE SÃO JOÃO PEGAR UM BARALHO, TRAÇAR TRÊS VEZES E DAR A UMA PESSOA PARA CORTAR. Se a carta for do naipe Ouros, você vai casar dentro em breve.

- NA NOITE DE SÂO JOÃO OU DE SANTO ANTÕNIO, COLOQUE ÁGUA NUM PRATO, ACENDA UMA VELA QUE NUNCA FOI USADA E REZE UMA SALVE RAINHA. VÁ PINGANDO A VELA NA ÁGUA ENQUANTO REZA. Ouando terminar, os pingos de vela vão formar o nome da pessoa com quem você vai casar. (Não funciona muito, conheço uma pessoa que repete a simpatia há 45 anos).

- NO DIA DE SÃO JOÃO FIQUE SEM COMER E VÁ JUNTANDO UM BOCADO DE CADA REFEIÇÂO. DE NOITE, FAÇA DE CONTA QUE VAI ESPERAR ALGUÉM PRA JANTAR COM A COMIDA QUE JUNTOU NO DIA, E SE DEITE PRA DORMIR. Você vai sonhar com alguém comendo seu jantar. É com essa pessoa que você vai casar. (Cuidado! Você corre o risco de ser internada no hospício).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Para alcançar uma Graça.

    Oh! Minha Santa Rita dos Impossíveis, Vós que conheceis um coração angustiado, intercedei por mim junto ao Pai (pede-se a graça desejada). Eu vos glorificarei para sempre, curvando-me diante de Vós. Reza-se 3 Pai-Nosso, 3 Ave-Maria e 3 Glória ao Pai ao Rei). Faça esta prece com a máxima elevação e humildade. Confio em Deus nosso Pai, com todas as minhas forças e peço-lhe que ilumine mes caminhos e minha vida. Ao pegar esta oração, reze durante 3 dias faça 25 cópias e observe o que acontecerá no quarto dia. Sua graça será alcançada por mais difícil que seja. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. salve a cultura popular Brasileira,minha vó que veio do sertão do ceará, me contou que sonhou com meu avô após fazer simpatia no dia de sao joão, eu vou testar !!!!rrsrs

    ResponderExcluir
  3. É simples ... mas o importante é a fé! Vai acontecer: 1- coloque a mao em sua boca 2- faça um desejo em sua mao 3- coloque sua mao em seu coraçao durante 5 segundos 4- coloque esse comentario em mais 3 espaços virtuais 5- amanha voce tera a melhor dia da sua vida

    ResponderExcluir
  4. É simples ... mas o importante é a fé! Vai acontecer: 1- coloque a mao em sua boca 2- faça um desejo em sua mao 3- coloque sua mao em seu coraçao durante 5 segundos 4- coloque esse comentario em mais 3 espaços virtuais 5- amanha voce tera a melhor dia da sua vida

    ResponderExcluir
  5. Ainda esta noite de madrugada o teu amor dara conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 hs da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma…. LEIA SOZINHA porque no passado eu tbém não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas pra ela tbem funcionou! AGORA VEREMOS… Para você mesmo diga o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesma (Venha cá Anjo de luz eu te invoco para que desenterre (f) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje,apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (f) venha para mim (f), afaste todos àqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele não pense mais nas outras… mas somente em mim. Que ele me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém… Publique este simpatia por três vezes …

    ResponderExcluir
  6. Vai acontecer: 1- coloque a mao em sua boca 2- faça um desejo em sua mao 3- coloque sua mao em seu coraçao durante 5 segundos 4- coloque esse comentario em mais 3 espaços virtuais 5- amanha voce tera a melhor dia da sua vida.

    ResponderExcluir
  7. vai acontrcer 1 coloque a mao em sua boca2 faça um desejo em sua mao 3coloque sua mao em seu coraçaodurante 5 segundos 4coloqueesse comentário em mais 3 espaços virtuais 5amanha você terá a melhor dia de sua vida

    ResponderExcluir
  8. Vai acontecer: 1- coloque a mao em sua boca 2- faça um desejo em sua mao 3- coloque sua mao em seu coraçao durante 5 segundos 4- coloque esse comentario em mais 3 espaços virtuais 5- amanha voce tera a melhor dia da sua vida.

    ResponderExcluir

  9. Vai acontecer: 1- coloque a mao em sua boca 2- faça um desejo em sua mao 3- coloque sua mao em seu coraçao durante 5 segundos 4- coloque esse comentario em mais 3 espaços virtuais 5- amanha voce tera a melhor dia da sua vida

    ResponderExcluir
  10. Ainda esta noite de madrugada o teu amor dara conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 hs da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma…. LEIA SOZINHA porque no passado eu tbém não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas pra ela tbem funcionou! AGORA VEREMOS… Para você mesmo diga o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesma (Venha cá Anjo de luz eu te invoco para que desenterre (D.R.R.A.) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje,apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (D.R.R.A.) venha para mim (L.F.A.C.), afaste todos àqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele não pense mais nas outras, mas somente em mim. Que ele me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém… Publique este simpatia por três vezes.

    ResponderExcluir