domingo, 12 de dezembro de 2010

A História da música Bandolins, de Oswaldo Montenegro.

Curiosidades da Música Popular Brasileira. 

Bandolins, composição de Oswaldo Montenegro, ficou em terceiro lugar, naquele que foi o último festival da extinta TV Tupi, ocorrido em 1979. A vencedora do festival foi a música “Quem me levará sou eu” de Dominguinhos e Manduka, cantada pelo cearense Fagner. 

Comento: Bandolins, no festival  da Tupi  denominado "Festival 79 - É Hora de Cantar'', foi defendida pelo próprio Oswaldo e pelo cantor e amigo Zé Alexandre. 

O autor da música conta que fez a música para a cunhada de Zé Alexandre, na época uma bailarina. A moça tinha um namorado também bailarino, mas o casal teve que se separar devido a um convite do namorado para morar na França. Por ser menor, a família da bailarina não permitiu que ela também fosse. Oswaldo diz que, na música, tentou retratar “esta moça dançando sozinha”.

O compositor, ao terminar a canção, correu, empolgado, para Pedra de Guaratiba, cidade do Rio de Janeiro, para mostrar para seu amigo Zé Alexandre. O resto da história todos já conhecem: Bandolins logo se transformou em um grande sucesso, alavancando, definitivamente, a carreira do então desconhecido cantor e compositor. Oswaldo viria a vencer outro festival, o MPB SHELL, realizado um ano depois, em 1980, pela Rede Globo, com “Agonia”, música do parceiro Mongol.

O primeiro vídeo mostra a apresentação de Osvaldo Montenegro e Zé Alexandre na final do festival da Tupi. O Segundo mostra uma interpretação recente de bandolins.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Amo essa musica,digo que foi como a minha História grande compositor(Oswaldo Montenegro)Amei....

    ResponderExcluir