domingo, 24 de maio de 2009

Memórias Reveladas - Um Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil.

A Casa Civil da Presidência da República em parceria com o Arquivo nacional implantou o sitio, Memórias Reveladas, o espaço atuará como um Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil. O objetivo é reunir informações sobre os fatos da história política recente do País, mas especificamente, o período da ditadura militar.

Já na sua apresentação, o site deixa claro que O Centro de Referência procura democratizar o acesso à informação dando transparências a uma fase da nossa história que estava nos porões. Com efeito, o "Memórias Reveladas" coloca à disposição de todos os brasileiros os arquivos sobre o período entre as décadas de 1960 e 1980 e das lutas de resistência à ditadura militar, quando imperaram no país a censura, violação dos direitos políticos, prisões, torturas e mortes. Trata-se de fazer valer o direito à verdade e à memória.

“Estamos abrindo as cortinas do passado, criando as condições para aprimorarmos a democratização do Estado e da sociedade. Possibilitando o acesso às informações sobre os fatos políticos do País reencontramos nossa história, formamos nossa identidade e damos mais um passo para construir a nação que sonhamos: democrática, plural, mais justa e livre.” , finalizou a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Viana Rousseff .

Para acessar o site entre em:

http://www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário