sábado, 1 de março de 2014

Aurora. Quarta-feira de Cinzas também e dia de fazer marchinha.

Aurora, uma das mais populares marchinhas do Carnaval brasileiro, talvez seja a música carnavalesca composta mais próximo do Carnaval e, ao mesmo tempo, a mais distante do período momino. Explico: a marcha foi criada, acreditem,  numa quarta-feira de cinzas - início de um período em que as pessoas, cansadas da maratona momina, geralmente entram na melancolia desse dia insosso e não querem mais ouvir nada referente à folia. . 
O compositor Roberto Roberti, naquela inspirada quarta-feira de 1940, procurou eufórico o seu amigo Mário Lago, com o famoso  estribilho da música.. mas só tinha a famosa frase “Se  você fosse sincera, Ô, ô, ô, ô  Aurora... “,  o resto complementava com o velho recurso do lá, lá, lá. Aflito e antevendo o sucesso da música, apelou para o parceiro para que o ajudasse na conclusão da obra.
Mário Lago contou em entrevista que, mesmo sem muito interesse, ajudou rapidamente na complementação da marchinha que iria entrar para história do Carnaval um ano depois, nas vozes da dupla Joel e Gaucho. Carmen Miranda se encarregou de divulgar a marcha nos Estados Unidos, onde teve 17 gravações. O  sucesso foi tanto que recebeu letra em inglês, versão gravada pelas Andrew Sisters. A música  também foi  incluída no filme "Segure o Fantasma", da dupla Abbot & Costello.
Ouça as versão de Joel e Gaucho.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário