domingo, 15 de julho de 2012

A música mais importante de Erasmo Carlos.

Curiosidades da MPB.

Sentado à Beira do Caminho”, música lançada por Erasmo Carlos em 1969, é considerada um marco na vida do compositor. O cantor chegou a declarar no programa Sarau, apresentado pelo jornalista Chico Pinheiro, tratar-se da música mais importante da sua vida.

A canção, para Erasmo, veio no momento certo, em um período de indefinição da sua carreira profissional, que começava a passar por dificuldades devido ao fim do sucesso do movimento da “Jovem Guarda”.Para Nelson Mota, em seu livro “Noites Tropicais”, o que “Quero que vá tudo pro inferno” simbolizou para o início da jovem guarda, “Sentado à beira do caminho” representou para o ocaso dos belos momentos do movimento também chamado de iê-iê-iê, uma febre entre os jovens em meados da década de 1960.

O tema da balada foi uma ideia de Roberto Carlos, parceiro na música, que percebendo o desgaste da fórmula juvenil da jovem guarda, já havia abandonado o programa homônimo em que se apresentava, partindo para uma fase mais madura, rumo ao título de maior ídolo da música brasileira. Erasmo Carlos e Wanderléia permaneceriam por pouco tempo no comando do programa que, àquela altura, era mais um entre tantos outros e se arrastava em um verdadeiro clima de melancolia.

Para alegria do "Tremendão", o sucesso da música foi imediato e mereceu destaque em um capítulo completo da novela “Beto Rockfeller”, um grande sucesso da TV TUPI, onde o ator Luís Gustavo, o protagonista principal, andava pelas ruas ao som do hit, naquilo que Nelson Mota Chamaria capítulo-clip, marcando uma reviravolta na carreira do cantor.

O sucesso inquestionável da música esta refletido nas dezenas de regravações,nos mais diferentes estilos, com direito a versões em espanhol e italiano. Selecionei quatro roupagens da canção mais importante de Erasmo Carlos. A primeira na voz de Zizi Possi, a segunda interpretada pelo grupo de rock “IRA”, a terceira é a gravação de Erasmo Carlos. Não deixe de conferir “L’Appuntamento", a versão italiana gravada pelo tenor Andrea Bocceli. A escolha é sua.

Zizi Possi

IRA

Erasmo Carlos


Andrea Bocelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. oi, ricardo,
    parabéns pelo post do "tremendão".
    a propósito, acabou de ser lançado o dvd erasmo carlos - 50 anos de estrada. bom até dizer chega, meu amigo.
    abçs
    calos anselmo

    ResponderExcluir