domingo, 8 de setembro de 2013

Diamante Negro. Vocalistas Tropicais.Uma homenagem a Leônidas da Silva.

A homenagem de David Nasser e Marino Pinto a Leônidas da Silva.

Na última sexta-feira, 06 de setembro de 2013, o Brasil comemorou o centenário de nascimento de Leônidas da Silva, o nosso ”Diamante Negro”. Jogador de impressionante habilidade e que, recorrentemente, é esquecido nas famosas listas de melhores jogadores da história. Há quem diga que seu grande mal foi ser o melhor jogador do mundo na época errada. Grande nome do futebol nas décadas de 1930 e 1940, em plena época de ouro do rádio, não teve os registros da televisão e jogando parte da sua carreira no período da segunda guerra, não pode participar de duas copas: as de 1942 e 1946, canceladas devido ao conflito mundial.

O fato de não ter sido campeão mundial talvez também explique o motivo de Leônidas não ter tido a dimensão que teve Pelé, mas seu sucesso foi tanto que logo após o encerramento da Copa de 1938, onde se destacou como artilheiro e melhor jogador, a Lacta lançou na França, e logo depois no Brasil, o chocolate com o seu famoso apelido. Até hoje o Diamante Negro é um dos mais populares chocolates do nosso país.

Tanto talento não poderia terminar sem samba. Em 1950, o “Vocalistas Tropicais”, conjunto originado no Ceará, que foi sucesso nacional na década de 1940 e 1950, gravou, pela Odeon, o samba “Diamante Negro”. Uma justa homenagem de David Nasser e Marino Pinto ao grande jogador, então em fim de carreira. Ouça a música.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário