domingo, 8 de agosto de 2010

Os oitenta anos de Evaldo Gouveia.

Hoje, o cantor e compositor Evaldo Gouveia completa 80 anos. O cearense de Iguatu, ainda está em atividade e confessa ter composições novas a disposição. Só não tem é paciência para procurar intérpretes.

A data de nascimento de Evaldo ainda é uma incógnita. O repórter Nelson Augusto comenta sobre o assunto em uma reportagem do Diário Do Nordeste:

“Vida de músico


De acordo com os documentos pessoais do músico e com fontes como o Dicionário Cravo Albin da MPB, Evaldo Gouveia chega amanhã (hoje) aos 80 anos. Porém, as declarações do compositor sobre a necessidade de, no início da carreira, mentir sobre a idade para parecer mais velho e poder frequentar a noite, deixam dúvidas no ar. Perguntado, ele garante estar chegando agora aos 80. Seja como for, sua história de vida dedicada à música justifica homenagens. Que venham mais canções.”

Compositor de rara produtividade, Evaldo iniciou sua carreira profissional no famoso Trio Nagô, em companhia de Mário Alves e Epaminondas de Souza. A primeira composição, "Deixe que Ela Se Vá" logo foi sucesso na voz de Nelson Gonçalves. 

A partir daí foram mais de uma centena de belas composições, a maioria boleros e samba-canções que se transformaram em clássico como: "Alguém Me Disse”, "Poema do Olhar”, "Que Queres Tu de Mim", "Somos Iguais", "Ninguém Chora por Mim", brigas, "Sentimental Demais", "Serenata da Chuva" e as marchas-rancho "O Trovador" e "Bloco da Solidão, dentre tantas outras.

Os principais sucessos foram frutos de uma parceria vitoriosa de 32 anos com Jair Amorim. Sobre o  maior parceiro, Evaldo declarou na citada reportagem:

“[...] Eu recebia pelo Trio Nagô pela vendagem dos discos, mas nem sabia da questão dos direitos autorais. Então o Bruno Marnet me disse: ´Vá lá na UBC (União Brasileira de Compositores), [...] procura o Jair Amorim’. Ao chegar lá, levei um chá de cadeira de três horas e já ia desistindo quando o Jair apareceu e veio rindo para mim e já me abraçando. Ele disse: ´Vamos ali no bar Vilarinho´. [...]. No dia seguinte fui na casa dele e mostrei "Alguém me disse" e "Tudo de mim", ainda sem letras. Ele não sentiu a minha canção, pois estava acostumado com outro tipo de música e a minha veio diferente, com mais harmonia. Daí mostrei outra que fiz na hora e ele disse: ´Gostei dessa´. Então fizemos a primeira. Na saída ele me deu um trecho de letra: "Logo a mim que sou tão sentimental, aconteceu / Tanta gente aí, e a saudade a mim escolheu". Saí cantarolando pela madrugada, para não esquecer, e no dia seguinte fiz a canção. E comecei a compor que nem um louco [...]” 

Gravar música de Evaldo Gouveia era sinônimo de sucesso certo e muita gente fazia questão de ter uma música do cearense em seu repertório: Altemar Dutra, Wilson Simonal, Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo, Anísio Silva, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Maysa, Gal Costa, Miltinho, Ângela Maria, Jamelão, Dalva de Oliveira, Alaíde Costa, Nora Ney dentre outros gravaram músicas do compositor.

Sobre Evaldo, Fausto Nilo, que também foi seu parceiro, deu a seguinte declaração ao Diário do Nordeste, Jornal de Fortaleza: "Conheço o trabalho dele desde o Trio Nagô. Tenho muito orgulho dele ser do Ceará. Quando o conheci ele não se mostrou competitivo, e até hoje é meu amigo. Na parceria dele, o Jair (Amorim), considero o fundador da letra moderna no Brasil. Dez anos antes da bossa nova, ele já havia escrito ´Alguém como tu´".

Na mesma reportagem, quem também se derrama em elogios é o  amigo Fagner: "Ele é afilhado dos meus pais. Ouvi as primeiras serenatas com o Evaldo no violão e o meu irmão Fares cantando. Acompanhei o trabalho dele desde o Trio Nagô, quando, na infância, assisti uma apresentação na casa do Antônio Diniz, na Praia de Iracema".

Nelson Augusto, jornalista cearense e o autor da reportagem com Evaldo Gouveia, na edição do Diário do Nordeste de 07/08/2010, coletou declarações de artistas cearenses, que bem demonstra o respeito reverencial que o Iguatuense desfrutra no meio:

"Evaldo divide com o Roberto Carlos a referência da música romântica no Brasil”
Fagner
Cantor e compositor

“Sua obra é atemporal. Fico muito feliz de ter gravado em meu terceiro disco ´Bloco da solidão´"
Mona Gadelha
Cantora e compositora

"Espero que ele continue compondo outras melodias e, se possível, comigo"
Fausto Nilo
Compositor e cantor

'Sua obra é uma viagem na história da MPB e com forte aceitação popular"
Calé Alencar
Cantor e compositor

Marcus Caffé, cantor e compositor cearense, destacou: "Desde a infância ´Tango para Tereza´ me sensibiliza pela dramaticidade". O vídeo abaixo apresenta, justamente, a interpretação de Caffé para “Tango para Tereza”.

Parabéns, grande Evaldo Gouveia e, como diz Nelson  Augusto: "...Que venham mais canções."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário