sábado, 7 de maio de 2011

Noel Rosa e Ema D’Ávilla. A história da música “O X do Problema”.

Esta versão para criação da Música "O X do problema" está em alguns livros de biografia de Noel Rosa. Fala-se que, em 1935, O “Poeta da Vila” teria se encontrado casualmente com Ema D’Ávilla, irmã do comediante Valter D’Ávilla. A gaucha, em início de carreira, estava preocupado: iria participar de uma revista chamada "Rio Foles" de Jardel Jércolis e Geisa Bóscoli. A peça iria homenagear bairros do Rio de Janeiro e caberia a futura comediante cantar o bairro do Estácio de Sá. A atriz não escondia sua aflição, pois não tinha uma música inédita que falasse do bairro.

Parece não ter sido difícil para Noel. Admirador do bairro onde recebera influências musicais  dos chamados Bambas do Estácio, - Ismael Silva, Bide, Brancura, Nilton Bastos, dentre eles – em pouco tempo, Noel retornou à colega, com a música “O X do problema”.Humilde, ainda pediu desculpas, por não ter feito algo melhor devido ao pouco tempo que teve para compor a famosa canção: apenas um dia.


Ouça a música na voz da saudosa Aracy de Almeida, uma das duas intérpretes preferidas do “Filósofo do Samba” - a outra era Marília Batista. O samba é complementado pela talentosa cantora e violonista Camila Costa.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário