sábado, 9 de julho de 2011

Roberto Martins. De policial a grande compositor.

O compositor carioca Roberto Martins (1909- 1992), um dos grandes das décadas de trinta e quarenta, tem no seu currículo mais de 350 composições. Tanta produtividade e o sucesso de sambas, como: Favela, com Valdemar Silva e “menos Eu” com Jorge Farah. O primeiro composto em 1936, o segundo em 1937, permitiram ao artista abandonar definitivamente sua profissão de então. Roberto era policial.

A escolha parece ter sido certa, Roberto Martins após optar definitivamente pela profissão de músico tornou-se um grande compositor. São da sua lavra composições de sucessos que atravessam o tempo como: “Cai, Cai”, Cordão dos Puxa-Sacos, parceria com Frazão e” Pedreiro Waldemar”, com Wilson Batista. Nem só de marchinha e sambas carnavalesco viveu o compositor. É dele a autoria de clássicos como “Renúncia” com Mário Rossi e o delicioso samba “Beija-me” sucesso na voz de Ciro Monteiro e regravado com competência por Zeca Pagodinho.

Roberto também é responsável, mesmo que indiretamente, pela criação de um dos sambas mais conhecidos dos brasileiros. Freqüentador assíduo do Café Nice, ele, no estabelecimento, em um dia de carnaval, teceu um comentário despretensioso ironizando a própria esposa que, apesar de estar fantasiada de baiana não se mostrava muito animada para o carnaval. O fato deu a inspiração para a criação do samba “Falsa Baiana” do mineiro Geraldo Pereira (ver aqui). 

Ouça três sucessos de Roberto Martins na voz de grandes cantores do passado e da atualidade. Escolha a sua versão preferida.

Beija-me ( com Ciro Monteiro)
Beija-me ( com Zeca Pagodinho)
Renúncia (Nelson Gonçalves)
Renúncia (Zélia Ducan)
Favela (Francisco Alves)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário