A música “Minha História” tem alguns fatos curiosos na sua gênese e na própria justificativa do seu nome. A música original, 4 marzo 1943, também é conhecida como Gesú Bambino - Menino Jesus em italiano - foi composta no início dos anos setenta na Itália por Lúcio Dalla (foto a esqueda) e Palotino e abordava a história das mães solteira adolescentes sob a ótica dos filhos, frutos de relacionamentos com soldados estrangeiros no período da 2° grande guerra, daí seu subtítulo: “Os filhos da guerra”. A versão italiana foi premiada com o 3º lugar do Festival de San Remo de 1971.
Chico Buarque, amigo de Dalla, com o brilhantismo de sempre, adaptou a letra para nossa realidade tratando a música sob o prisma de um filho de uma prostituta de caís. O compositor brasileiro brincava em relação ao subtítulo da música italiana – Filhos da Guerra - dizendo que sua música seria chamada filhos da Puta. Brincadeiras à parte, Buarque resolveu colocar o nome de “Menino Jesus”. Era tempo de ditadura, os militares não gostaram e, como era comum na época, censuraram. O cantor resolveu colocar o nome definitivo “Minha história”.
A respeito do título definitivo, O jornalista Wagner Homem, em uma apresentação teatral chamada “Histórias de canções - Chico Buarque”, baseada no livro com mesmo título de sua autoria, conta uma história hilária: Chico Buarque estava dando uma entrevista para um jornalista cubano quando ouviu o seguinte comentário do desinformado profissional: "o que me impressiona, senhor Chico, é como o senhor conseguiu chegar tão longe sendo filho de uma prostituta”.
Ouça a versão original cantada por Lúcio Dalla. Depois, a versão do compositor brasileiro e, no terceiro vídeo, os dois cantando juntos. Percebam a diferença nos arranjos das duas versões. Aproveite também para ouvir a história da música contada pelo próprio Wagner Homem, no último vídeo.
EXCELENTE E MUITO ESCLARECEDOR SEU VIDEO E SEU ARTIGO RICARDO MEIRA. OBRIGADO
ResponderExcluirGOSTO MUITO DESTA MUSICA , NÃO SABIA DESTA HISTORIA .PARABENS!
ResponderExcluirQuanto se aprende vindo aqui. Gostei muito de saber essa história de História
ResponderExcluirMuito esclarecedor. Alguns mal informados afirmam se tratar de uma cópia. Discordo pois foi uma adaptação diferente de versão com pleno conhecimento do saudoso Lucio Dalla.
ResponderExcluirUma pena que a genialidade do Chico para compor tenha ficado nos anos 70 e 80.