sábado, 31 de março de 2012

Sérgio Ricardo. O dia em que o povo aplaudiu.


                        Curiosidades da MPB

 

O cantor e compositor Sérgio Ricardo talvez seja o responsável pelo momento mais polêmico e marcante da era dos festivais. Ficou inesquecível o episódio ocorrido do III Festival de Música da Record em que, revoltado com as vaias intermináveis do público que o impedia de cantar sua música “Beto Bom de Bola”, quebrou o violão e o arremessou em direção do impiedoso público. Aquele dia iria entrar para a história da MPB e marcar definitivamente a carreira do compositor.

O curioso é que um ano depois da fatídica apresentação, o cantor subiu novamente ao palco do Teatro Record. Era a IV edição do festival. A apresentadora Sônia Ribeiro fez graça e anunciou que, desta vez, o compositor viria sem violão. Sérgio defendia sua música "Dia da Graça" e, como era comum na época, os censores da ditadura militar haviam cortado alguns versos da sua música. Sérgio optou, então, por emudecer na hora em que os versos proibidos pela censura deveriam ser cantados. O cantou ficou mudo, mas o povo não. Enquanto o polêmico compositor calava, a plateia irresignada cantava, como declarou, de peito lavado, o próprio Sérgio: "todo mundo cantou comigo. Fizemos as pazes, eu e o público paulista, fizemos as pazes naquele festival". 

Mesmo com o apoio moral do público “Dia de Graça” não obteve boa colocação no Júri Popular, uma inovação naquela edição do festival, mas viria a ficar em quinto lugar no tradicional Júri Especial.O vídeo apresenta as cenas polêmicas do "arremesso de violão" mais famoso do Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário