Gerente de Meio Ambiente da CAGECE - Companhia de Água e Esgoto do Ceará.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, celebrado todos os anos no dia 22 de março.
Este ano as Nações Unidas dedicam O Dia Mundial da Água à QUALIDADE DA ÁGUA. No Brasil a Agência Nacional de Águas (ANA) lançou como tema "Água Limpa para um Mundo Saudável", os eventos comemorativos acontecerão em todo o país.
A luta é quanto ao futuro da água, essencial à vida, e que deve ser preservada e estar disponível em qualidade e quantidade a todas as pessoas e à natureza.
Por todo o mundo, há movimentos de cidadania que reivindicam a água como um direito de todos os seres vivos e dos ecossistemas, com disponibilidade, fácil acesso e segurança hídrica.
A garantia da água para preservar a vida na Terra está cada vez mais difícil. Na realidade, a poluição hídrica reduz o volume de água disponível para o ser humano e para outras formas de vida.
A disponibilidade de água e a sua qualidade são determinantes para a estabilidade da sociedade. Não custa lembrar que a água contaminada é responsável por boa parte dos problemas de saúde e mortes precoces que ocorrem em países em desenvolvimento.
A Comissão sobre a Ética da Água Doce, criada pela UNESCO no final da década de 90, focalizou algumas questões éticas fundamentais e para encaminhá-las precisará ampliar a cooperação internacional, criar uma base de confiança, justiça e equidade para todas as nações a respeito da disponibilidade e do acesso aos recursos de água doce.
Na sua mensagem do Dia Mundial da Água de 2000, o então Diretor Geral da UNESCO, senhor Koichiro Matsuura, observou:
"o desafio que enfrentamos é o de por em movimento uma dinâmica que faça deste século o século da segurança hídrica mundial.
Há muito tempo se vem atribuindo à água pouca importância na agenda das políticas públicas; ela só aparece em termos de desastre, de escassez, poluição ou como uma fonte potencial de conflito.
Precisamos adotar uma abordagem construtiva com relação à água: ela é um recurso compartilhado essencial; deve ser tratada como a prioridade mais importante por todas as comunidades, desde às locais à mundial. Há uma verdade fundamental que gostaria de enfatizar.
O suprimento de água não cessa quando ela provém do poço da sabedoria humana".
O compromisso da CAGECE é distribuir água de boa qualidade para a população cearense, contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário