domingo, 18 de julho de 2010

Reminiscências. Minha música brega preferida.

Na década de setenta, ainda garoto, liguei para um destes concursos de perguntas, tão comuns em programas de rádio. Acho, não tenho certeza, que era a Rádio Tabajara de João Pessoa, cidade onde passei parte da minha infância e adolescência.

A pergunta era ridícula e não foi difícil responder: em que data se comemorava o Dia do Soldado? Ora, em tempo de ditadura a data era mais do que lembrada pelos donos do poder, nas propagandas oficiais e aulas de "Educação Moral e Cívica" , portanto, qualquer estudante do ensino fundamental - na época era chamado de primário - sabia de cor o Dia do Soldado. Sem contar que o dia, em que liguei para o programa, era o próprio Dia do Soldado, data de nascimento de Duque de Caxias, 25 de agosto.

Feliz da vida e ansioso, peguei o ônibus Tambaú-Centro e fui receber o prêmio na sede da rádio. Que decepção! O prêmio, na verdade dois, não era exatamente o que eu esperava: no envelope, que abri esperançoso, estava uma entrada para uma festa, em um clube distante e mal afamado da cidade e um compacto simples, de um cantor que na época classificávamos como brega.

Deixando de lado as gozações dos amigos, passei a ouvir o disco, afinal, era fruto de uma conquista. Cheguei até a decorar a letra extensa da música. Confesso que, à época, tratava o estilo brega de forma preconceituosa, mas terminei gostando da simplicidade da música e a incorporei ao meu repertório de violão, os amigos, entre risinhos de cumplicidade, acompanhavam o refrão final.

Não sei por que me lembrei daquele episódio tão distante. Fucei no YouTube e não é que encontrei um vídeo com a música!

A canção é “Quarto de Mansão”, do cantor Paula de Paula. O vídeo foi feito em cima de uma montagem da Minissérie “Presença de Anita”, um grande sucesso da Rede Globo, que parece ter sido feita como uma luva para a música. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário