Na década de setenta, ainda garoto, liguei para um destes concursos de perguntas, tão comuns em programas de rádio. Acho, não tenho certeza, que era a Rádio Tabajara de João Pessoa, cidade onde passei parte da minha infância e adolescência.
A pergunta era ridícula e não foi difícil responder: em que data se comemorava o Dia do Soldado? Ora, em tempo de ditadura a data era mais do que lembrada pelos donos do poder, nas propagandas oficiais e aulas de "Educação Moral e Cívica" , portanto, qualquer estudante do ensino fundamental - na época era chamado de primário - sabia de cor o Dia do Soldado. Sem contar que o dia, em que liguei para o programa, era o próprio Dia do Soldado, data de nascimento de Duque de Caxias, 25 de agosto.
Feliz da vida e ansioso, peguei o ônibus Tambaú-Centro e fui receber o prêmio na sede da rádio. Que decepção! O prêmio, na verdade dois, não era exatamente o que eu esperava: no envelope, que abri esperançoso, estava uma entrada para uma festa, em um clube distante e mal afamado da cidade e um compacto simples, de um cantor que na época classificávamos como brega.
Deixando de lado as gozações dos amigos, passei a ouvir o disco, afinal, era fruto de uma conquista. Cheguei até a decorar a letra extensa da música. Confesso que, à época, tratava o estilo brega de forma preconceituosa, mas terminei gostando da simplicidade da música e a incorporei ao meu repertório de violão, os amigos, entre risinhos de cumplicidade, acompanhavam o refrão final.
Não sei por que me lembrei daquele episódio tão distante. Fucei no YouTube e não é que encontrei um vídeo com a música!
A canção é “Quarto de Mansão”, do cantor Paula de Paula. O vídeo foi feito em cima de uma montagem da Minissérie “Presença de Anita”, um grande sucesso da Rede Globo, que parece ter sido feita como uma luva para a música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário