sábado, 5 de março de 2011

Ary Barroso e o "sambinha" de autor desconhecido.

Ary Barroso era o que se podia chamar de artista eclético. Além de compositor era pianista, locutor esportivo, redator de crônicas, humorista, apresentador de programa de rádio e televisão... Até vereador, pelo Rio de Janeiro, o nosso brilhante mineiro de Ubá chegou a ser.

Uma dessas muitas atividades do compositor era a de apresentador de programas de calouros, uma formula que teve como precursor, em 1933, o locutor paulista Celso Guimarães, na Rádio Cruzeiro do Sul. O termo calouro, por sinal, foi sugerido a Guimarães, pelo humorista Capitão Furtado e, segundo o pesquisador André Diniz, teve origem nos trotes que os veteranos do grêmio XI, da Faculdade de Direito de São Paulo aplicavam aos novatos.

Foi de Ary, a idéia de introduzir, no programa, o gongo, um terrível e barulhento anunciador da desclassificação do infeliz concorrente. A fórmula, embora humilhante, foi um sucesso e passou, na década de sessenta, para a televisão onde, pela "criatividade" de outros apresentadores, ganhou uma série de variações – sinos, cornetas, buzinas, sirenes e até duchas de água.

Desnecessário dizer que o programa era marcado por situações hilárias, fruto do próprio temperamento do apresentador e sucessivas mancadas dos aspirantes ao estrelato. Certa vez, o autor de “Na baixa do Sapateiro” travou um interessante e rápido diálogo com um candidato a cantor:

Ary Barroso: Vai cantar o quê, meu filho?
Calouro: Um sambinha de autor desconhecido: “Aquarela do Brasil”.

Ouça “Aquarela do Brasil”, a música de Ary Barroso que se transformou em verdadeiro  símbolo do Brasil no mundo, numa interpretação de Caetano Veloso, no início dos anos setenta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Olá,
    Achei esse post enquanto procurava assuntos sobre Ary Barroso. Muito bacana!
    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir