sábado, 24 de março de 2012

O compositor Chico Anysio.


A genialidade de Chico Anysio não se resumia ao humor. O grande artista, falecido ontem, enveredou pela pintura, arte dramática, escreveu livros e também compôs várias músicas. O forró “A Fia de Chico Brito”, por exemplo, foi um grande sucesso na década de cinquenta na voz de Dolores Duran. A marcha rancho "Rancho da Praça Onze", gravada por Dalva de Oliveira em 1965, também foi muito executada. Ainda na música, o cearense fez parceria musical com Benito de Paula, João Roberto Kelly, Nonato Buzar, Raul Sampaio e Arnaud Rodrigues, dentre outros.

Da obra musical do grande cearense, particularmente, gosto de “Rio Antigo”, parceria com Nonato Buzar uma bela e saudosa homenagem às coisas e personagens do Rio de Janeiro da sua juventude, cidade onde morou a maior parte da sua vida. Também me deleito com a singela “Tributo ao Regional”, uma parceria com o também talentoso Arnaud Rodrigues, seu parceiro no impagável  “Baianos e os Novos Caetanos”, quadro  que parodiava Caetano Veloso e o grupo “Os Novos Baianos” e que viria inspirar a dupla na gravação de uma série de LP’s que se tornaram grandes sucessos na década de setenta.

As músicas de Chico nem sempre versavam sobre o humor. Da criatividade do maranguapense surgiram belas composições com teor político e forte romantismo, como “Folia de Rei”, até hoje cantada pelos brasileiros. “Tributo ao Regional”, por sinal, marcou minha adolescência e ainda me traz boas recordações. Talvez tenha sido uma das primeiras músicas que consegui acompanhar totalmente no meu, na época, iniciante e sofrido violão.

Diante de tantas evidências, com certeza, o Brasil não perdeu apenas um dos seus maiores humoristas, mas também um bom compositor. Confira ouvindo parte da bela obra de Chico Anysio. “Rio Antigo”, na voz de Alcione, “Tributo ao Regional” e “Folia de Rei” com o próprio Chico e Arnaud Rodrigues e a interpretação de Dolores Duran para “A Fia de Chico Brito” gravada na década de 1950.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. PROVAVELMENTE NÃO IREMOS ENCONTRAR SITE COM GRANDEZA MAIOR QUANTO ESSE O MESMO E PRENHE DE CULTURA ELEVANDO AO SINGULAR, AO IMPAR POR SEM IGUAL!

    ResponderExcluir