quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nirez - Orgulho Cearense

O pesquisador e colecionador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, assumiu no último dia 14 de janeiro, a direção do Museu da Imagem e do Som -MIS, ligado à Secretaria de Cultura do Ceará.

Nascido em Fortaleza, em 15 de maio de 1934, Nirez é um dos mais respeitados pesquisadores da música popular do Brasil e dono de um dos mais completos arquivos sobre a cidade de Fortaleza, Ceará.

Nirez mantém em sua casa , seguramente, uma das maiores discotecas particulares do país. Seu acervo, além de discos em vários formatos, constitui-se também de fotografia de Fortaleza antiga, de personalidades históricas e artistas(o BLOG irá apresentar alguns), objetos antigos como aparelhos telefônicos, rádios, câmeras de TV, máquinas de escrever, estampas Eucalol, gramofones, etc.

O acervo apresenta números impressionantes: São mais de 23 mil discos com gravações da música popular produzida no Brasil entre 1902 e 1964, 30 mil fotografias, onde,aproximadamente, 15 mil são de Fortaleza antiga, além de 30 mil negativos inéditos, em sua maioria cidades do Ceará.

O Arquivo é fruto de empenho particular do pesquisador que, há mais de 50 anos, esforça-se para mantê-lo, ampliá-lo e disponibilizá-lo ao público, atendendo aproximadamente 300 pessoas por mês.

Pelo seu trabalho, Nirez recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos, entre eles: medalha do Mérito Cultural da Fundação Joaquim Nabuco, de Recife-PE (em 1982), Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (l994), Prêmio Sereia de Ouro (também em 1994). Em 2002, seu arquivo foi contemplado no concurso da Petrobrás, recebendo apoio para reformá-lo e digitalizá-lo.

Além de colaborar com inúmeras coletâneas e dicionários, o memorialista escreveu também os livros:

* O Balanceio de Lauro Maia
* Fortaleza de Ontem e de Hoje
* Cronologia Ilustrada de Fortaleza

Pelo seu magnífico trabalho em favor de preservação da música brasileira e da memória do ceará,Nirez já é considerado um patrimônio vivo dos cearenses.

Parabéns, Nirez, o MIS está em muito boas mão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário