sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O dia em que o cearense vaiou o Sol.

Hoje, 30 de janeiro de 2008, se comemora sessenta e sete anos do dia em que o cearense vaiou o Sol. Não se trata de lenda ou piada, o fato pitoresco aconteceu em 30 de janeiro de 1942. O Ceará enfrentava um forte período de seca e naquele dia, a chuva, que já durava três dias, vinha aliviando um pouco o forte calor. Com a ameaça de aparecimento dos primeiros raios solares, os cearenses , gaiatos como sempre, se reuniram em um grande grupo e dispararam uma estrondosa vaia no luminoso astro. De nada adiantou a desfeita: na briga do Sol com São Pedro, mesmo sob os protestos da torcida cearense, a chuva foi vencida e o astro rei voltou a brilhar.

O ato será comemorado hoje na Praça do Ferreira, os fortalezenses vão vaiar novamente o Sol, o objetivo é incluir o dia 30 de janeiro, dia da vaia, no calendário oficial da cidade, além de resgatar a histórica irreverência e molecagem cearense. O evento contará com palestras, shows musicais e de humor.

A vaia cearense é única, gaiata, estridente, mais do que debochada, nada de formal como o tradicional: uuuuuh! é algo parecido com: iiiiiiiieeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiii!!!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário