terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Qual a melhor versão? – Curiosidades da Música Popular Brasileira.

Cachoeiro de Itapemirim. O jenipapeiro virou flamboyant.

A música “Meu Pequeno Cachoeiro”, que muita gente pensa ser de Roberto Carlos, na verdade, foi composta em 1961, por outro grande compositor originário de Cachoeiro do Itapemirim chamado Raul Sampaio. O rei gravou a música em 1969, portanto, oito anos após ser composta por Raul, antes, alterou o tom de parte da música e a letra da terceira estrofe: saiu um popular jenipapeiro e entrou um sofisticado flamboyant. Na versão original Raul Sampaio compôs assim:

...Recordo a casa onde eu morava
O muro alto, o laranjal
O meu bom jenipapeiro
bem no centro do terreiro
dando sombras no quintal...

Na versão de Roberto Carlos a estrofe passou a ser cantada da seguinte forma:

...Recordo a casa onde eu morava
o muro alto, o laranjal
meu flamboyant na primavera
que bonito que ele era
dando sombra no quintal...

A música, em 28 de julho de 1966, foi oficializada como Hino da cidade. Com Roberto Carlos ficou famosa e divulgou Cachoeiro nacionalmente.

Comento: Raul Sampaio, cantor, violonista e compositor, nasceu em 06/07/1928, em Cachoeiro de Itapemirim. O compositor tem mais de 200 músicas gravadas, muitas se transformaram em grandes sucessos como: A Carta, cantada por Erasmo Carlos, Quem eu quero não me quer, gravada pelo próprio autor e por vários cantores famosos, Lembranças - um grande sucesso de Miltinho, Revolta, gravada por Nelson Gonçalves, dentre outras.

Raul participou, por muitos anos, do Trio de Ouro, após a saída de Dalva de oliveira e Nilo Chagas, em uma formação composta por Herivelto Martins e Lourdinha Bittencourt. O número de artistas que gravaram suas músicas é grande, em quantidade e qualidade: Nelson Gonçalves, Orlando Silva, Elza Soares, Fafá de Belém, João Bosco, Miltinho, Altemar Dutra, Ângela Maria, Agostinho dos Santos, Cauby Peixoto, Carlos Galhardo, Elizeth Cardoso, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Renato Russo, Sílvio Caldas, Vicente Celestino, Erasmo Carlos, Vinicius de Moraes e Toquinho, Anísio Silva, Marlene, Trio Los Panchos, Gregório Barrios, Augustin Lara e Bienvenido Granada dentre outras dezenas de cantores.

Ouça, inicialmente, a versão de Raul Sampaio e, logo após, a versão de Roberto Carlos.





Agradecimento: ao meu amigo Alfredo Ossian pela informação e envio das versões da música.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir