sexta-feira, 19 de março de 2010

Candeia – Um sambista precoce.

O sambista Candeia, um dos maiores compositores do Brasil, compôs seu primeiro samba enredo em 1935, ainda um adolescente de 16 anos. O samba, que deu o título para a Escola de Samba Portela, se chama "Seis Datas Magnas" e foi composto em parceria com outro grande sambista da escola de Oswaldo Cruz: Altair Prego.

O título se referia a seis data exaltadas no desfile:

1ª - Tiradentes (21 de abril)
2ª - Batalha do Tuiuti (24 de maio)
3ª - Batalha do Riachuelo (11 de julho)
4ª - Grito do Ipiranga (7 de setembro)
5ª - Proclamação da República (15 de Novembro)
6ª - Dia da Bandeira (19 de novembro)

Confira o primeiro samba enredo de Candeia.




Comento: no ano que o compositor de Oswaldo Cruz compôs o seu primeiro samba enredo, a Portela tirou nota máxima em todos os quesitos, fato inédito até aquele momento. O sambista mostrava ali, os seus dotes e sinais de onde chegaria.

Nascido em 17 de agosto de 1935, Antônio Candeia Filho, o Candeia, era filho de um tipógrafo atuante nas escolas de sambas que, nas horas vagas, gostava de tocar flauta em rodas de samba.

Neste ambiente de música, Candeia aprendeu violão e cavaquinho também começou a se familiarizar com a cultura afro-Brasileira. O sambista costumava dizer, brincando, que nunca teve festa de aniversário tradicional, com bolo e vela: a comemoração era na base do feijoada e roda de samba.


Em 1960, entrou para polícia. Passou por uma fase considerada, por muitos, como truculenta, fato que provocou o afastamento de vários colegas. Seu temperamento agressivo, provavelmente, foi a causa da sua tragédia pessoal: O compositor ficou paralítico ao receber cincos tiros em uma discussão de trânsito, um dos disparos acertou a vértebra.

Condenado à cadeira de roda pelo resto da vida, se recolheu em sua residência por anos, só voltando após insistentes tentativas de amigos e sambistas admiradores.

Insatisfeito com os rumos que estavam tomando as escolas de sambas, se afastou da sua querida Portela. Neste período, criou a Escola de Samba Quilombo e o Grêmio Recreativo de Arte Negra.


Em 1978, o sambista, em parceria com o jornalista e amigo Isnard Araujo, publicou o livro: “Escola de Samba, Árvore que Esqueceu a Raiz”, onde deixa claro sua insatisfação com as ‘inovações’ ocorridas na sua escola de samba.

Morreria jovem, em 16 de novembro de 1978, aos 43 anos, deixando vários sambas gravados por grandes cantores brasileiros dentre eles: "Mora na filosofia", um clássico do samba.







Samba-enredo de 1953
Compositores: Altair Prego e Candeia

Foi Tiradentes o Inconfidente
E foi condenado à morte
Trinta anos depois o Brasil tornou-se independente
Era o ideal de formar um país livre e forte
Independência ou morte
D. Pedro proferiu
Mais uma nação livre era o Brasil
Foi em 1865 que a história nos traz
Riachuelo e Tuiuti foram duas grandes vitórias reais
Foram os marechais Deodoro e Floriano e outros vultos mais
Que proclamaram a República e tantos anos após foram criados
Hinos da Pátria amada
Nossa bandeira foi aclamada
Pelo mundo todo foi desfraldada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. ANTÔNIO CANDEIA FILHO, O FAMOSO CANDEIA'AMO A MÚSICA QUE ELE FEZ' PRECISO ME ENCONTRAR,LINDO DE MAIS ESSA MÚSICA POR FAVOR!!!COLOQUEM ESSA MÚSICA AQUI NO REPERTÓRIO DESSE GRANDE COMPOSITOR!!!NÃO SABIA A VIDA DELE E A PARTIR DESSE COMENTÁRIO ESCRITO FIQUEI SABENDO DE COMO ELE VIVEU!!!INFELIZMENTE SUA VIDA NÃO FOI MUITO BOA!!COMO COMPOSITOR ELE FOI O MAXIMO!!!!!!

    ResponderExcluir