"A verdade é filha do tempo e não da autoridade""Veritas, temporis fillia, non auctoritatis"
(Roger Bacon)
Espaço dedicado a comentários do cotidiano, música, política e o que der vontade.
"A verdade é filha do tempo e não da autoridade"
ino é marcada por polêmicas e alterações no tempo. O hino chegou a ter três versões: A primeira remonta a revolta da farroupilha, em 1838, quando os revoltosos aprisionaram uma unidade do exército imperial. Dentre os prisioneiros estavam os componentes da banda do II Batalhão de Fuzileiros e seu maestro, José Joaquim de Mendanha, (foto) um mineiro de Itabira do Campo. O músico foi convencido a compor o Hino dos revolucionáios. Já a primeira letra do hino foi escrita pelo capitão farroupilha, Serafim José de Alencastro
"O mundo é bastante provido para as necessidades do homem - mas não para a sua ganância."
ca “Pois é”, um dos maiores sucessos de Ataulfo Alves, foi inspirada em um fato real envolvendo o grande sambista e uma ardorosa fã desconhecida.
" A palavra acaso não tem sentido algum. Foi inventada para encobrir a ignorância humana acerca do que ela não entende. A vida, no seu progressivo desenvolvimento, revela um plano inteligente."
a de gravar o primeiro disco de rock no Brasil coube a Nora Ney, até então, uma conhecida intérprete de sambas de fossa como “Ninguém me ama” e “De Cigarro em Cigarro”.
Uma notícia alvissareira. O Treze Futebol Clube, de Campina Grande, minha cidade natal, sagrou-se campeão paraibano de 2010.
Curiosidades da Música Popular Brasileira.
O jornalista da TV Globo, Alexandre Garcia, se superou ao tentar criticar a política de governo para saúde. Em um tom aparentemente raivoso, durante seu comentário na rádio CBN, Garcia, sem evidenciar grandes conhecimentos científicos, disparou esta pérola:
"...Mãe ficará sempre junto de seu filho, e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho..."
No dia 07 de maio de 1990, o Brasil perdia Elizeth Cardoso. Haroldo Barbosa, certa vez, a chamou de “A Divina”, título que a acompanharia para sempre, devido a sua voz de contralto, uma das mais belas da história da MPB.
Como sândalo humilde que perfuma
“Trata-se de uma das melhores vozes nacionais” (Milton Nascimento sobre Aparecida Silvino)
Há exatos cinquenta anos, no dia 02 de maio de 1960, as 10:00 horas da manhã, na câmara de gás do Presídio de San Quentin, Estado da Califórnia – EUA, era executado Caryl Whittier Chessman, desfecho final de um longo processo que, até hoje, suscita discussões, servindo de mote para um grande debate quanto à eficácia do instituto da pena de morte.