terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A história da Música “Aí, Que saudades da Amélia”.

Curiosidades da MPB.
A música “Ai, que saudades da Amélia”, grande sucesso de Ataulfo Alves e Mário Lago, teve como inspiração, segundo pesquisadores, um fato real. A história foi contada por pessoas do ciclo de amizade dos dois autores com pequenas alterações nas versões. De forma resumida o fato foi o seguinte: 

O baterista Almeidinha, contava em rodas de amigos, no Café Nice, que a cantora Araci de Almeida, sua irmã, tinha uma lavadeira de dar inveja a qualquer dona de casa. O baterista, ao se referir às mulheres da época, costumava brincar , exaltando os predicados da doméstica. Entre outros comentários, dizia coisas como: “Amélia era que era mulher. Amélia lavava, passava, cozinhava... Amélia era solidária ao seu homem, e passava fome ao seu lado e achava bonito não ter o que comer... e o dinheiro que ela ganhava o marido bebia... Ai! que saudades da Amélia”.
 
Hoje a brincadeira seria considerada machista, mas, na época, Mário Lago percebeu que ali dava samba do bom. Escreveu a letra e passou para seu parceiro Ataulfo Alves que alterou, a contragosto do letrista, alguns versos para adaptá-los à melodia.

Inexplicavelmente, a dupla não conseguiu quem quisesse gravar o samba. O jeito foi o próprio Ataulfo gravá-lo, embora não se considerasse bom cantor.


O resto todo mundo sabe. “Ai, que saudade da Amélia” logo virou um imenso sucesso, tornando-se um dos sambas mais conhecidos da história da Música Popular Brasileira. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário