segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Centenário de Herivelto Martins.

Meu pai Herivelto Martins, ainda é o cronista maior de um Rio de Janeiro que abrigou em seu tempo as maiores cabeças musicais no nosso país. Com a força e sensibilidade de sua obra, liderou um momento artístico que enriqueceu a cultura popular do Brasil, deixando um legado de simplicidade e comunicação com a massa, numa linguagem de cores tão fortes que irão colorir para sempre a alma do povo brasileiro”. (Pery Ribeiro) 

 Há exatos cem anos, no dia 30 de janeiro de 1912, nascia Herivelto Martins, um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira. Da sua lavra saíram sucessos como Ave Maria no Morro, Pensando em ti, Praça Onze, Segredo, Isaura, Atirastes uma Pedra e muitos outros. Herivelto dispensa comentários. As palavras do seu filho, o também cantor Pery Ribeiro, bastam para ilustrar a importância do compositor para a MPB. 

No vídeo abaixo o próprio Herivelto lembra seus sucessos de carnaval, tema que explorou com rara desenvoltura. Destaque para um dos seus maiores sucessos, “Cabelos Brancos”, feita especialmente para o Carnaval e que, curiosamente, ninguém cantou. Ele confessaria que o fato foi uma das maiores decepções da sua carreira. A tristeza duraria pouco, a música viria a ser um dos seus maiores sucessos e até hoje é lembrada. Confira a entrevista do compositor.


 

Fonte: Centenário de herivelto Martins http://blogln.ning.com/profiles/blogs/centen-rio-de-herivelto-martins. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário