quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Um sítio só para Nara Leão.

Em 19 de janeiro de 2012, Nara Leão completaria 70 anos. A cantora morreu precocemente em 1989, com apenas 47 anos, vítima de um coágulo na cabeça descoberto em 1979, o qual resistiu por dez anos.
Embora seja considerada a “Musa da Bossa Nova”, não se mantinha fiel a um único estilo. Gravou desde grandes sambistas como Cartola, Zé Kéti e Nelson Cavaquinho até Chico Buarque, passando por João do Vale, Roberto Carlos e Fagner, dentre outros grandes nomes da MPB. 

Para comemorar a data, uma boa pedida é acessar o Site da cantora, montado recentemente por sua filha Isabel Diegues (aqui). Isabel não mediu esforços para preservar e divulgar a obra da mãe, que anda esquecida, não obstante sua importância para a MPB. O Site apresenta uma sequencia cronológica com resumo da vida da cantora, documentos, além da discografia com dados de cada lançamento. De acordo com a própria Isabel, o sitio não é uma obra acabada e será atualizado à medida que forem surgindo novas informações ou conteúdos musicais: “É um organismo vivo. O que for aparecendo, podemos incluir”, completou a autora da ideia. 

Uma curiosidade: segundo a revista Época, a única música gravada pela cantora que não foi disponibilizada no site foi “Quero que vá pro inferno” de Roberto Carlos, gravada pela primeira vez em 1965. O motivo: o Rei, a partir da década de 80, implicou com a música, parou de cantá-la e desautorizou qualquer regravação ou reedição do hit. Mas uma das muitas manias do cantor. 

Acesse o site. Antes, confira três ótimos vídeos da cantora que selecionei: “Penas do Tiê” (Você) de Heckel Tavares, “Camisa Amarela” de Ary Barroso e a singela modinha “Casinha Pequenina”, um clássico da MPB de autor desconhecido” . 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário