domingo, 15 de janeiro de 2012

Luis Gonzaga e as mudanças no sertão.

O nosso grande Luiz Gonzaga, maior nome da música nordestina, era um arauto das coisas do sofrido sertão nordestino. O nosso Rei do Baião, em sua obra, falava das dificuldades que passava o sertanejo na luta eterna contra o clima adverso, na coragem, valentia e humildade de um povo que, embora muitas vezes fosse obrigado a deixar seu torrão, nunca esquecia as coisas da sua terra. É verdade, o sertanejo pode deixar o sertão, mas o sertão nunca deixa o sertanejo.

Muitas das suas músicas também falam de temas divertidos, carregados de ironia e sátiras. Lua sempre exaltava o senso de humor e as “tiradas irônicas” da sua gente. A esse respeito, ele costumava contar, entre risos, que, certa vez, em uma apresentação numa dessas pequenas cidades do interior nordestino cantava “A Volta da Asa Branca”, um dos seus grandes sucessos em parceria com Zé Dantas. Ao terminar um dos versos que exaltava as qualidades dos sertanejos -”... Sertão das muié séria dos homes trabaiador...” - um gaiato, na platéia, não quis perder a piada e gritou: “ faz tempo que o senhor não vem aqui, Seu Luiz!

Ouça os versos completo da bela toada. No primeiro vídeo, a versão original de Luiz Gonzaga. No segundo, Gilberto Gil dá um ritmo mais acelerado à canção. No último vídeo, apresento o arranjo estilizado do cantor e ator Rubi. Qual a melhor versão?


   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário