domingo, 4 de agosto de 2013

Como foi criada a música “Se é tarde me perdoa”.


Se é tarde me perdoa “ é a segunda música, da série composta pelos parceiros Ronaldo Bôscoli  e Carlinhos Lyra (foto direita) – a primeira foi "Lobo Bobo". Ronaldo já havia escrito o poema e desafiou seu novo parceiro a fazer a música. Lyra nunca tinha composto melodia para letra pré-elaborada, mas aceitou o desafio. Nascia ali um samba-canção romântico que iria cair no gosto de grandes cantores da MPB. O samba, nas palavras do escritor Denilson Monteiro, autor de uma detalhada da biografia de Bôscoli, é uma verdadeira “Ode a Indulgência” de um aflito amante infiel.

Décadas depois, em 1991, durante um show em sua homenagem, um emocionado Ronaldo Bôscoli (foto esquerda), já com sinais do câncer que iria matá-lo em 1994, mas sem perder o seu característico humor sarcástico, declarou:

“A música mais parecida comigo é ‘Se é tarde me perdoa’, que fiz com Carlinhos Lyra, pois eu sempre cheguei mentindo, cheguei partindo, cheguei à toa”. É o meu autorretrato” .

Ouça as versões de João Gilberto, do autor da música Carlos Lyra, de Toquinho e um destaque para um vídeo dos anos sessenta, com uma apresentação de Sylvinha Telles, uma das musas daquele grupo de jovens fundadores do movimento Bossa Nova. Escolha “Qual a melhor Versão?”.

Fonte: Monteiro, Denilson (2011), A bossa do Lobo: Ronaldo Bôscoli, São paulo, Editora Leya.


João Gilberto


Carlinhos Lyra

Toquinho

Sylvia Telles


Letra:
Se é tarde me perdoa
Se é tarde me perdoa
Mas eu não sabia que você sabia
Que a vida é tão boa
Se é tarde, me perdoa
Eu cheguei mentindo
Eu cheguei partindo
Eu cheguei à-toa
Se é tarde, me perdoa
trago desencantos
De amores tantos pela madrugada
Se é tarde me perdoa
Vinha só cansado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: