sábado, 19 de dezembro de 2009

Curiosidades do Natal - Origem do presépio de Natal.

São Francisco de Assis, o inventor do Presépio.

A montagem do presépio é uma das mais antigas tradições do Natal, etimologicamente a palavra remonta do latim "praesepium" que significa estábulo, curral, lugar onde se recolhe o gado, lembrando o local onde nasceu Jesus Cristo.

Fala-se que o primeiro presépio foi criado no Século XIII, em 1223, por São Francisco de Assis, para rememorar o nascimento do Menino Jesus de um forma mais natural. Para tanto, o religioso, com autorização do Papa, montou, nas proximidades da localidade de Greccio, um presépio de palha com apenas três personagens - os mais importantes da natalidade: o Menino Jesus e seus pais, Maria e José.

De lá para cá, a tradição foi se espalhando pelo mundo, os fiéis, baseados em relatos do evangelho ou textos apócrifos, foram acrescentando dezenas de novos personagens aos presépios, como: pastores, Reis Magos, pescadores e animais.

Hoje, mesmo com algumas impropriedades históricas, decorrente de interpretações errôneas dos textos bíblicos e da criatividade dos católicos, o Presépio é considerado uma das maiores tradições do mundo cristão e a mais alinhada aos textos do evangelho.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário