 Recebi do meu amigo Eisenhower o seguinte texto – “Humbi humbi é um pássaro da tradição angolana que anuncia o nascer do sol, as boas sementeiras e voa alto, cada vez mais alto, convidando outros pássaros para voarem com ele para que, juntos, possam ter uma visão mais ampla do universo.
Recebi do meu amigo Eisenhower o seguinte texto – “Humbi humbi é um pássaro da tradição angolana que anuncia o nascer do sol, as boas sementeiras e voa alto, cada vez mais alto, convidando outros pássaros para voarem com ele para que, juntos, possam ter uma visão mais ampla do universo.A letra da canção está escrita no idioma Umbundu, que é falado predominantemente no sul de Angola. Pois bem, há um tempão, em um programa de TV (Ensaio), Djavan a interpretou, magnificamente”. Anexo, um vídeo com uma deliciosa apresentação de Djavan.
Adorei a sonoridade da música apresentada pelo cantor alagoano e, a partir da informação inicial, descobri, no site "http://menhamazumbi.podomatic.com", que a canção foi garimpada por Djavan, em 1980, quando participava de uma caravana realizada por artistas brasileiros em Angola. O cantor brasileiro ouviu a música sendo interpretado pelo cantor e compositor angolano Filipe Mukenga, um conhecido e respeitado artista daquele país africano. A música, na verdade, faz parte do folclore de um grupo étnico daquele país e foi adaptada pelo cantor angola
 no.
no.Filipe Mukenga, por sinal, participou, em maio de 2009, em Nova Olinda, interior do Ceará, da Mostra Cariri das Artes dos Países de Língua Portuguesa.
O primeiro vídeo apresenta o cantor Djavan Cantando Humbi Humbi, o segundo, uma apresentação de Filipe Mukenga em um programa de televisão. O terceiro vídeo registra a participação do cantor de Angola em companhia de músicos de várias nacionalidades no encerramento da I Mostra Cariri das Artes de Países de Língua Portuguesa, na Fundação Casa Grande em Nova Olinda, Ce. De acordo com o autor do vídeo, aparecem da esquerda para direita, Stewart Sukuma, JP Simões, Filipi Mukenga, Elizah e Roberto Isaías. Acompanhados por Paulo Brandão e Abanda, grupo formado por meninos da Fundação Casa Grande em Nova Olinda.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Postagens
Postagens
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário