sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Humbi Humbi - Djavan e Filipe Mukenga.

Recebi do meu amigo Eisenhower o seguinte texto – “Humbi humbi é um pássaro da tradição angolana que anuncia o nascer do sol, as boas sementeiras e voa alto, cada vez mais alto, convidando outros pássaros para voarem com ele para que, juntos, possam ter uma visão mais ampla do universo.

A letra da canção está escrita no idioma Umbundu, que é falado predominantemente no sul de Angola. Pois bem, há um tempão, em um programa de TV (Ensaio), Djavan a interpretou, magnificamente”. Anexo, um vídeo com uma deliciosa apresentação de Djavan.

Adorei a sonoridade da música apresentada pelo cantor alagoano e, a partir da informação inicial, descobri, no site "http://menhamazumbi.podomatic.com", que a canção foi garimpada por Djavan, em 1980, quando participava de uma caravana realizada por artistas brasileiros em Angola. O cantor brasileiro ouviu a música sendo interpretado pelo cantor e compositor angolano Filipe Mukenga, um conhecido e respeitado artista daquele país africano. A música, na verdade, faz parte do folclore de um grupo étnico daquele país e foi adaptada pelo cantor angolano.

Filipe Mukenga, por sinal, participou, em maio de 2009, em Nova Olinda, interior do Ceará, da Mostra Cariri das Artes dos Países de Língua Portuguesa.

O primeiro vídeo apresenta o cantor Djavan Cantando Humbi Humbi, o segundo, uma apresentação de Filipe Mukenga em um programa de televisão. O terceiro vídeo registra a participação do cantor de Angola em companhia de músicos de várias nacionalidades no encerramento da I Mostra Cariri das Artes de Países de Língua Portuguesa, na Fundação Casa Grande em Nova Olinda, Ce. De acordo com o autor do vídeo, aparecem da esquerda para direita, Stewart Sukuma, JP Simões, Filipi Mukenga, Elizah e Roberto Isaías. Acompanhados por Paulo Brandão e Abanda, grupo formado por meninos da Fundação Casa Grande em Nova Olinda.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário