quarta-feira, 13 de outubro de 2010

João Bosco e Aldir Blanc – A dupla preferida de Elis Regina.

Curiosidades da Música Popular Brasileira.

Depois de Tom Jobim, João Bosco e Aldir Blanc são os compositores mais gravados pelo mito Elis Regina.

Comento: Indagado sobre o assunto, Aldir Blanc comentou : “Como diz um amigo meu, perder para o Tom Jobim não é perder. Ele tem 30 músicas gravadas por ela e eu e o João temos 28, ou seja, somos os compositores vivos mais gravados pela Elis”.

Dentre as músicas da dupla, gravada por Elis, estão dois clássicos: “O Bêbado e a Equilibrista”, considerado um hino da anistia e “Mestre Sala dos Mares”, música que resgatou a história do marinheiro João Cândido, “O Almirante Negro”, líder da revolta das chibatas, ocorrida em 1910.

Sobre a inspiração para “O Bêbado e a Equilibrista”, Aldir Blanc declarou, em uma entrevista concedida a José Reinaldo Marques, publicada no site da ABI: 

[...] O que é bacana nessa música é que ela não nasceu ligada ao tema. Quando o Chaplin morreu, o João me chamou na casa dele e disse que havia feito um samba, cuja harmonia tinha passagens melódicas parecidas com “Smile” (do filme “Tempos modernos”), propositalmente construídas para que homenageássemos o cineasta. Só que, casualmente, encontrei o Henfil e o Chico Mário, que só falavam do mano que estava no exílio.

O papo com o Chico e o Henfil me deu um estalo. Cheguei em casa, liguei para o João e sugeri que criássemos um personagem chapliniano, que, no fundo, deplorasse a condição dos exilados. Não era a idéia original, mas ele não criou caso e disse: “Manda bala, o problema é seu.” A música foi cantada pela primeira vez, pela Elis, num programa em São Paulo. No dia seguinte, estava estourando em todo o Brasil e ainda nem tinha sido gravada [...] ”


Fonte: http://www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=2693
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: