segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Adeus a Ed Wilson.

O nome do cantor e compositor Ed Wilson, infelizmente, é mais lembrado devido a menção do seu nome em um grande sucesso de Erasmo Carlos, na época da Jovem Guarda: “ Festa de Arromba”. O Tremendão, em certo trecho da música de cantava: “...Lá fora um corre corre / dos brotos do lugar: Era o Ed Wilson / que acabava de chegar, hey, hey, que onda/ que festa de arromba ...",

Um dos protagonistas da Jovem Guarda, Ed Wilson fez, na música, bem mais do que emprestar seu nome, ao meio dos de outros cantores contemporâneos, para o rock de Erasmo.

Iniciou a carreira junto com seu irmão mais velho, Renato Barros, líder do Conjunto “Renato e Seus Blue Caps”. A carreira solo veio logo depois, uma sugestão de Carlos Imperial, seu descobridor, que pediu pessoalmente ao pai do cantor para liberá-lo para carreira individual.

Na década de Setenta, no rastro de Pholhas, Michael Sullivan, Morris Albert e outros brasileiros que enveredaram na onda das músicas estrangeiras, resolveu, após o sucesso da Jovem Guarda, utilizar o pseudônimo de Barry Dean, para gravar dois compactos, cantando músicas em inglês.

Na década de oitenta, compôs seus maiores sucessos: Pede A Ela, parceria com Carlos Cola, gravada por Tim Maia, "Aguenta Coração", que fez com Paulo Sérgio Valle, um grande sucesso na voz de José Augusto e Chuva de Prata, uma parceria com Ronaldo Bastos, magistralmente interpretada por Gal Costa com o auxílio luxuoso do Conjunto Roupa Nova, no acompanhamento e vocal.

Edson Vieira de Barros, seu nome real, faleceu na noite do último domingo, 03 de Outubro de 2010, no Rio de Janeiro, aos 65 anos, vítima de Câncer na Tireóide.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário