“My Way”, uma composição de rara beleza melódica, com certeza é uma das canções mais gravadas no mundo. O título em inglês, embora mais conhecido, não é o original. A versão primeira é francesa e foi batizada como “Comme d'habitude”, de autoria de Claude François e Jacques Revaux, com letra de Claude François e Gilles Thibaut, lançada por Claude François, em 1967, na França.
A versão mais famosa, sem dúvida, é adaptação, em inglês, de Paul Anka, lançada por Frank Sinatra em 1968.
My Way é um dos maiores fenômenos da música mundial. Estimar a quantidade de versões e cantores que gravaram a música em vários idiomas, portanto, continua a ser um grande desafio para os pesquisadores.
Selecionei quatro versões que aprecio: a versão definitiva cantada por Frank Sinatra, a vibrante performance de Elvis Presley, uma boa e comportada interpretação de Robbie Williams e a versão original francesa, cantada pelo autor Claude François.
François faleceu jovem, em 1978, aos 39 anos. O cantor tomava banho em uma banheira e, ao tentar afastar uma lâmpada com as mãos molhadas, sofreu um forte choque elétrico.
Atualização:
Após este post, recebi sugestões para apresentar mais versões da música. Achei a idéia interessante, portanto, tentarei catalogar o máximo de versões nos vários idiomas.
Você, prezado leitor, pode colaborar enviando vídeos ou dicas de novas versões de My Way para jrcdm27@yahoo.com.br com o título “Versões My Way” e, se possível, algum histórico da versão e do intérprete. Se desejar, coloque o seu nome para que a fonte seja divulgada. Desta forma, teremos um interessante trabalho de catalogação de versões uma das mais belas músicas da era moderna.
Para facilitar o acesso criei um novo marcador chamado “versões de My Way” que você poderá acessar no frame “Marcadores”, aí, no lado direito deste blog.
Sua idéia de nos presentear com os três vídeos
ResponderExcluiré sensacional.Mas fico com o Frank Sinatra é o melhor.
Belo presente.Música da boa mesmo.
Com muita admiração pelo seu talento.Eliana Barros.
Elvis é o melhor cantor na versão de My Way, com certeza, mas a melhor versão dele nem é essa de 1973, mas a de 1977.
ResponderExcluir