segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

My Way. Qual a melhor versão?

“My Way”, uma composição de rara beleza melódica, com certeza é uma das canções mais gravadas no mundo. O título em inglês, embora mais conhecido, não é o original. A versão primeira é francesa e foi batizada como “Comme d'habitude”, de autoria de Claude François e Jacques Revaux, com letra de Claude François e Gilles Thibaut, lançada por Claude François, em 1967, na França. 

A versão mais famosa, sem dúvida, é adaptação, em inglês, de Paul Anka, lançada por Frank Sinatra em 1968. 

My Way é um dos maiores fenômenos da música mundial. Estimar a quantidade de versões e cantores que gravaram a música em vários idiomas, portanto, continua a ser um grande desafio para os pesquisadores.

Selecionei quatro versões que aprecio: a versão definitiva cantada por Frank Sinatra, a vibrante performance de Elvis Presley, uma boa e comportada interpretação de Robbie Williams e a versão original francesa, cantada pelo autor Claude François. 

François faleceu jovem, em 1978, aos 39 anos. O cantor tomava banho em uma banheira e, ao tentar afastar uma lâmpada com as mãos molhadas, sofreu um forte choque elétrico.

Atualização:

Após este post, recebi sugestões para apresentar mais versões da música. Achei a idéia interessante, portanto, tentarei catalogar o máximo de versões nos vários idiomas. 

Você, prezado leitor, pode colaborar enviando vídeos ou dicas de novas versões de My Way para jrcdm27@yahoo.com.br com o título “Versões My Way” e, se possível, algum histórico da versão e do intérprete. Se desejar, coloque o seu nome para que a fonte seja divulgada. Desta forma, teremos um interessante trabalho de catalogação de versões uma das mais belas músicas da era moderna.

Para facilitar o acesso criei um novo marcador chamado “versões de My Way” que você poderá acessar no frame “Marcadores”, aí, no lado direito deste blog.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Sua idéia de nos presentear com os três vídeos
    é sensacional.Mas fico com o Frank Sinatra é o melhor.
    Belo presente.Música da boa mesmo.
    Com muita admiração pelo seu talento.Eliana Barros.

    ResponderExcluir
  2. Elvis é o melhor cantor na versão de My Way, com certeza, mas a melhor versão dele nem é essa de 1973, mas a de 1977.

    ResponderExcluir