quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A volta do Cais Bar da Praia de Iracema.


“No Ceará as histórias vem do mar. No Cais Bar ancoram algumas dessas lendas que só os experimentados marinheiros entendem. E a gente chega lá e, entre um gole e outro, inventa novas histórias com as quais nos alimentamos e nos animamos a tocar a vida como se tudo fosse uma festa.”

(Declaração atribuída ao publicitário Augusto Pontes)



O Cais Bar, tradicional reduto da boemia fortalezense dos anos 80 e 90, irá reabrir. A iniciativa é do empresário Cláudio Ary e  do antigo proprietário Joaquim Ernesto.

De acordo com coluna Vertical S/A, do jornalista Jocélio Leal, publicada no Jornal O POVO, a inauguração do bar está atrelada a inauguração do Acquario de Fortaleza a ser construído pelo Governo do Estado do Ceará, provavelmente em 2012. 

Comento:

Tive bons momentos no Cais Bar, localizado na bucólica praia de Iracema dos anos 80. O bar, nos seus primórdios, tinha, a sua frente, apenas um pequeno estacionamento de piçarra e o mar aberto, iluminado pela lua, uma espécie de testemunha e cúmplice das noitadas intimistas de violões, cavaquinhos, bandolins e flautas... E muita gente cantando. 

O silêncio do local dispensava microfones e caixas de som. Não havia, ainda, o calçadão, fruto de um projeto de urbanização que, inicialmente, trouxe um grande fluxo de cliente, mas, paradoxalmente, colaborou para o seu fechamento em 2003, devido à invasão do turismo sexual no bairro,  hoje combatido. 

Lá toquei meu violão amador e ouvi muita gente boa cantar e tocar até altas madrugadas. Também ficará inesquecível o painel com as caricaturas de grandes nomes da MPB, maravilhosa criação do artista plástico Válber Benevides, um retrato do espírito do bar que, por quase vinte anos, foi uma referência para poetas, músicos, artistas e boêmios da cidade. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Muito legal reabrir o Cais Bar... Época aonde todo mundo se conhecia, e nada ainda era tão perigoso.

    ResponderExcluir