terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tom Jobim e Noel Rosa. Algo em comum além da música de qualidade.

Curiosidades da MPB.

Há exatos oitenta e quatro anos, em 25 de janeiro de 1927, nascia o grande Tom Jobim.

Pego o mote do aniversário para falar sobre uma coincidência envolvendo o nascimento do cantor e o de outro grande mito da música brasileira -Noel Rosa. O parto do autor de Garota de Ipanema foi realizado pelo médico José Rodrigues da Graça Melo, curiosamente, o mesmo que assistira, pouco mais de dezesseis anos antes, o parto de Noel.

Tom Jobim não teve grandes problemas para nascer. Mesma sorte não teve o Poeta da Vila. Fala-se que sua mãe, Dona Martha, tinha a bacia pequena e o bebê era grande, o que gerou complicações no parto. Dr. Graça Aranha solicitou apoio de outro médico, Dr. Heleno da Costa Brandão, que optou pela utilização de fórceps. O procedimento acabou fraturando a mandíbula do futuro "Filósofo do Samba" que, além de provocar a deformação do seu queixo, causou-lhe sérios transtornos sociais por toda a sua curta e produtiva vida.

No primeiro vídeo Tom Jobim, Chico Buarque e Danilo Caymmi interpretam “Provei”, de Noel Rosa e Vadico. No segundo vídeo ouça Tom Jobim cantando "Três Apitos", um dos maiores clássicos de Noel Rosa.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. gostei do que vi por aqui! Se puder me visite. Um abraço!
    http://pensamentosduneto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vadico (paulista),Newton Mendonça,Erasmo - tem sempre alguém pra engolir o outro.

    ResponderExcluir