quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Silvio Cesar e Chico Buarque - Histórias do" Esta noite se improvisa".

O programa “Esta noite se improvisa” foi um grande sucesso dos anos sessenta e setenta. A fórmula era divertida: Blota Júnior, o apresentador,  desafiava: “A palavra é .... Ganhava o participante, na maioria artistas famosos,  que acertasse o maior número de música contendo a palavra citada. A formula virou uma febre em todo o Brasil. Lembro-me que, ainda garoto,  passávamos horas repetindo a brincadeira em rodas de amigos.

Esta história sobre o programa quem conta é o cantor e compositor Silvio Cesar:

"[...] encontrei o Nilton Travesso e ele me convidou a participar do "Esta noite se improvisa" - um dos shows de maior audiência no país. Era assim: o apresentador (Blota Jr.) propunha: "a palavra é..." e os participantes tinham de apertar uma campainha, ir ao microfone e cantar uma música que tivesse a palavra proposta. Se cantasse a música inteirinha, marcava 6 pontos. Se não, ponteava conforme os critérios de uma comissão julgadora. Dei sorte e me saí bem. O Travesso, então, me convidou a ficar fazendo o programa. Entre os artistas que participavam havia alguns que eram verdadeiras enciclopédias de música popular brasileira, como o Caetano Veloso, o Chico Buarque e o Carlos Imperial, por exemplo. Era tudo uma brincadeira, uma festa popular.[...] Havia prêmios para os artistas e para o público que apostasse neles: relógios, geladeiras e até automóveis. Entre nós predominava a camaradagem e não foram raras as vezes em que alguém ajudava o companheiro, mesmo com o protesto do Blota: "Não vale soprar!"

    Uma vez, numa final, quando ele anunciou: "A palavra é... ESTRADA", apertei, precipitadamente, a campainha e quando ia me levantar, me dei conta de que não sabia nenhuma música com essa palavra. Fiquei indeciso por um momento que me pareceu uma eternidade e já ia desistir quando ouvi um sussurro: "Upa neguinho". Olhei na direção da voz e lá estava o Chico Buarque com um sorriso maroto nos lábios. Respirei aliviado, fui ao microfone e mandei: "Upa neguinho na estrada, upa pra lá e pra cá...etc ". 6 pontos. Na volta, pisquei pra ele agradecendo.

    Nessa noite, o Chico ainda voltaria a surpreender. Era a última rodada e o Blota: "A palavra é...FUTEBOL". Silêncio. Ninguém apertou a campainha, só o Chico. Ele andou calmamente até o microfone e cantou um samba que falava em futebol. 6 pontos. Aplausos. O Blota já ia entregar o prêmio ao 'grande vencedor da noite', quando o Chico, sorrindo: 'Não posso aceitar, esse samba não fala em futebol, eu inventei agora. É que a última ponte aérea sai às 10 e eu preciso ir.' E saiu batido.
”"

Sílvio Cesar teve seu auge na carreira nos anos sessenta e setenta. É autor de belas músicas como: "O Moço-Velho", "Maria, Maria, Maria","Levante os olhos" e "Vamos dar as mãos" . Ouça duas músicas do compositor:“Pra você”, um dos seus maiores sucessos  e "Agarre seu Homem".




e .

Fonte: Site do cantor Sílvio Cesar. http://www.silviocesar.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário