sábado, 7 de janeiro de 2012

Luis Antônio. Compositor de alta patente, mas esquecido.

 Quem não se lembra das músicas "Sassaricando", "Lata d'água"...na cabeça, lá vai Maria, lá vai Maria, sobe o morro e não se cansa, "Mulher de Trinta"... voce, mulher, que já sofreu ..., "Poema do Adeus" e "Poema das Mãos" na voz de Miltinho", Barracão" ... de zinco, tradição do meu país ..., "Eu bebo sim" ... e estou vivendo, tem gente que não bebe e está morrendo, eu bebo sim?

Todas essas preciosidades e muitas outras que você certamente já cantou um dia têm em comum o autor. Antonio de Pádua Vieira da Costa, codinome Luís Antonio era conhecido nas rodas de boemia do Rio de Janeiro como Coronel. O apelido vem da sua formação militar - o compositor era oficial do exército, ex-pracinha da FEB na Itália e chegou a compor o Hino da AMAN - Academia Militar de Agulhas Negras.

Luís nasceu em 16 de abril de 1921, no Rio de janeiro e faleceu na mesma cidade, aos 75 anos, no dia 1º de dezembro de 1996. Suas músicas foram gravadas por artistas de peso, como: Dick Farney, Claudete Soares, Marlene, Elizeth Cardoso, Ademilde Fonseca, Dóris Monteiro, Cauby Peixoto, Maysa, Miltinho, Elza Soares, Linda Batista e até o Palhaço Carequinha, que gravou "O Engraxate".

Seu último sucesso foi “Eu Bebo sim” um samba bem humorado que estourou na década de setenta na voz de Elizeth Cardoso. Como tantos outros grandes artistas, seu nome anda esquecido e poucos sabem, ao ouvir as músicas citadas no início desse post, quem é o autor da obra. 

Como aconselhou meu amigo Carlos Anselmo, a quem agradeço a dica, deixe a cerveja gelar e se delicie com os sucessos do grande compositor na Radinha (aqui). Também separei alguns vídeos antigos com sucessos do artista.Vale a pena conferir.


Barracão (com Simone e Elizeth Cardoso, vídeo do início dos anos setenta)  
 Poema do Adeus (com Miltinho)

Lata D'água  (com Marlene em cena do filme "Tudo Azul", anos 1950)
“Eu e o Rio” (com Clara Nunes ao vivo na Rádio Bandeirantes de S.Paulo 1973)
“Eu Bebo Sim” (com Elizeth Cardoso)

Fontes: 
Blog do Alê - http://www.aleporto.com.br/
http://www.radinha.com.br/luisantonio/ 
Carlos Anselmo Silva Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. salve, ricardo,
    o amigo, além de ser meu chapa, é pra lá de generoso. eheheheh
    com essa minha mania de mpb, só conhecia de nome o grande compositor. aliás, como muitos outros gênios de nossa música popular permanecem obscuros na história. parabéns, então, pela divulgação do nosso luis antonio.
    abçs
    carlos anselmo-fort-ce

    ResponderExcluir
  2. Amei recordar as lindas marchinhas e canções que ficaram na nossa lembrança.

    ResponderExcluir