sábado, 14 de novembro de 2009

O Humor de Mário Quintana.

O gaucho Mário Quintana, além de grande poeta, era conhecido por seu senso apurado de humor. O poeta tinha aquilo que chamamos de presença de espírito, seu humor, às vezes irônico, às vezes ácido, são bastante comentados e já foram publicados em livros como a coletânea “Ora bolas – O humor de Mario Quintana”, composta de 130 histórias compiladas e adaptadas pelo jornalista e crítico de música Juarez Fonseca.

Certa vez, respondendo a pergunta: quais músicas tinham sido incorporadas ao seu patrimônio afetivo; 0 poeta respondeu prontamente:

“Eu não gosto de músicas só com açúcar. Eu não gosto de música de ópera.”

Indagado por que não gostava de opera, fez graça:

“Porque parece namoro de gato, não termina nunca e não deixa a gente dormir.”

Outra vez, um colega de trabalho fez um infeliz elogio: “Mario, gostei muito daquele teu poeminha”. O poeta não perdeu o senso de humor e brincou: “Obrigado pela tua opiniãozinha”.

O gaucho de Alegrete, em suas entrevistas, alternava momentos de humor, ternura e melancolia. Frases comoventes também se tornaram famosas, como, por exemplo, o motivo de não gostar de recordações.

“Não gosto de recordar porque dá saudade de mim mesmo”.

Mário Quintana faleceu em porto Alegre, em 5 de maio de 1994, perto de completar 87 anos, seu estilo de poesia é, hoje, um dos mais apreciados pelos brasileiros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário