quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Como surgiu a música Chico Mineiro – Curiosidades da Música Popular Brasileira.

O pesquisador, Renato Vivacqua, em seu livro “MPB Cantos & Encantos”, Capítulo 7, conta uma interessante história sobre a gênese de um dos maiores clássicos da música sertaneja. De acordo com o pesquisador, a música “Chico Mineiro” foi inspirada em uma lenda homônima contada pelo pai de Tonico na época da sua infância, e também a uma feliz pergunta feita por um porteiro da Rádio TUPI.

O fato aconteceu da seguinte maneira: o cantor e compositor, João Salvador Perez, o famoso Tonico, quando criança, gostava de ouvir seu pai contar a lenda do Chico Mineiro. Anos depois, em meados dos anos 40, Tonico, em início de carreira, fazia uma apresentação na Rádio Tupi e ao passar pela portaria, o porteiro, que havia assistido ao programa, perguntou se ele conhecia a história do Chico Mineiro. A pergunta surpreendeu o cantor que reviveu os momentos de infância e compôs a tragédia de dois irmãos tropeiros, que viria a ser um dos maiores sucessos da música sertaneja.

Outra curiosidade sobre Chico Mineiro: a música foi registrada como de autoria de Tonico e Francisco Ribeiro. E quem era Francisco Ribeiro? Tratava-se, justamente, do porteiro que havia feito a pergunta inspiradora, a quem, Tonico, agradecido pela dica, deu a parceria.

Comento: José Perez, o Tinoco, irmão e parceiro de Tonico, conta em seu site uma versão parecida com o relato de Vivacqua sem, no entanto, se referir ao conhecimento prévio da lenda. Veja a transcrição do seu relato:

“Em Julho de 1946, quando o Tonico e eu chegávamos para fazer o Programa na Rádio Difusora de São Paulo, fomos chamados pelo porteiro da emissora, o senhor Francisco Ribeiro, que contou-nos uma história de dois irmãos.
Um saiu pelo mundo e virou peão (Chico), o segundo (Zé Mendes) tornou-se dono de tropa.

Quis o destino que se encontrassem. Pôr muitos anos trabalharam juntos, e só com a morte do Chico é que veio a revelação do parentesco entre eles.
Na década de 90, fui (Tinoco) até Goiás Velho (Antiga Capital de Goiás), onde existia na época alguns pertences, uma capela e a lenda do Chico Mineiro que vivia na lembrança de muitos moradores.

Outro detalhe que não está revelado na letra, é que Chico (O mais velho), sabia que era irmão de Zé Mendes (O mais novo) e sempre procurou defende-lo em muitas dificuldades.

Escrevemos a história numa folha de pão (que existia nas padarias), e virou um dos maiores sucessos de Tonico e Tinoco.”


A dupla Tonico e Tinoco é considerada a maior da história da música sertaneja, os números da dupla impressionam pela grandeza: foram 60 anos de carreira, quase 1000 gravações, 83 disco, 60 CD´s, milhões de cópias vendidas e em torno de 40.000 apresentações.

Tonico faleceu no dia 13 de agosto de 1994, devido a uma queda da escada do prédio onde morava.




Fontes;
Livro MPB Cantos & Encantos - Capítulo 5 de Renato Vivacqua - http://www.renatovivacqua.com
Site de Tinoco: http://www.tinocodobrasil.com.br/
Wikipedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. olha muitoooooooooooooooooooooo legal e interessante

    ResponderExcluir
  3. So quem gosta da musica sertaneja sabe a importancia desse blog.

    ResponderExcluir
  4. Chico Mineiro é uma das mais lindas músicas sertanejas do Brasil. Quando criança, morei na roça e tive o prazer de ouvir esta joia ao pé do rádio de pilha. Quanta saudade!

    ResponderExcluir