domingo, 14 de fevereiro de 2010

Bigode Folia e a volta das marchinhas e frevos.



Turbilhão, uma contagiante marchinha cantada por Moacyr Franco, foi um grande sucesso por pelo menos dois carnavais, no final dos anos setenta, período que o estilo, infelizmente, já estava em declínio. Confesso que até hoje tenho saudade daquele carnaval, em Baía da Traição, bela praia do litoral paraibano.

A respeito das marchinhas, um fenômeno interessante vem acontecendo, pelo menos em Fortaleza, minha querida capital do Ceará: durante o pré-carnaval, nos últimos quatro anos, está se observando um crescimento vertiginoso de blocos carnavalescos nos diversos bairros da cidade, a grande maioria, animados por bandas de sopro que relembram as marchinhas e frevos dos velhos carnavais e o melhor: com a participação de milhares de pessoas.

Recentemente, participei do grupo organizador de um destes blocos: O Bigode Folia, ocorrido no último sábado. Com pouco tempo de preparação, muita vontade dos amigos da Confraria do Bar do Bigode e algum apoio dos comerciantes do bairro da cidade 2000, realizamos um alegre evento, onde preponderaram marchinhas, frevos e alegres foliões, que se divertiram intensamente ao som das tradicionais marchinhas e frevos pernambucanos.

Outros pontos fortes da festa: a participação da comunidade que aos poucos volta a ter aproximação com o espaço público, e a presença de jovens, geralmente filhos e netos dos foliões, uma boa forma de ter contato com o estilo de um carnaval diferente e quem sabe: ajudar a mantê-lo.

Vamos torcer para que a onda pegue definitivamente e tenhamos um "turbilhão" de marchinhas no próximo Carnaval.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Olha só, o tão comentado Bar do Bigode, teve sua festa de carnaval... Ricardo, parabéns por ter ajudado a concretizar mais um evento desse em Fortaleza, com mais um Bloco tocando marchinhas que é "muito mais melhor"!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir