
Em um do meus Posts da série “Curiosidades da Música Popular Brasileira”, falei sobre o mineiro Geraldo Pereira (foto esquerda) e um dos seus maiores sucessos: o famoso samba “Falsa Baiana” (aqui).
No artigo, chamei a atenção para uma curiosidade: a música que retratava os atributos e molejo da baiana com rara perfeição, havia sido feita por um mineiro, o compositor Geraldo Pereira. Fiquei devendo, no entanto, os motivos que fizeram o artista criar a música.
Pois bem. O historiador Jairo Severiano, em seu livro, “Uma história da música popular brasileira – Das origens à modernidade”, veio me socorrer a respeito da inspiração para o samba:
Durante o carnaval de 1944, O compositor Roberto Martins (foto direita)conversava com o sambista

Roberto Martins não perdeu a piada, e embora se tratasse de sua esposa, ironizou para o companheiro de Mesa: “olha aí, Geraldo, a falsa baiana”.
Geraldo Pereira pegou o mote desinteressado de Martins e quatro meses depois presenteava Ciro Monteiro com um dos maiores sucessos da MPB.
A música tem dezenas de gravações, particularmente, gosto muito da versão do grande Roberto Silva, cujo vídeo disponibilizei no citado post, sobre Geraldo Pereira.
O primeiro vídeo abaixo é uma interpretação de Gilberto Gil e Gal Costa, do samba “Falsa Baiana”, gravada em 2005, no show Viva Brasil em Paris. No segundo vídeo, uma versão bem mais intimista de Gal Costa, realizada no início dos anos setenta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário