terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Henricão um gigante da música. Só vendo que beleza em uma Casinha da Marambaia.

                                   Curiosidades da MPB.

 Henrique Felipe da Costa, o Henricão (11/1/1908 Itapira, SP 11/6/1984 Rio de Janeiro, RJ) é mais um desses inúmeros casos de compositores de grandes sucessos que caem no esquecimento. Figura querida dos seus pares, o risonho cantor e também ator Henricão gostava muito de Carnaval, fala-se que é considerado o primeiro Rei Momo negro da história do Carnaval. O apelido vem da alta estatura. Também era um gigante na hora de compor. É autor de inúmeras músicas que se tornaram eternas, dentre elas "Está chegando a hora", um dos maiores sucessos da história do carnaval e até hoje cantada nos estádios brasileiros ou na despedidas de alguém. A Canção foi gravada por Carmem Costa, intérprete preferida do compositor, com quem chegou a formar dupla nos anos 40. "Está chegando a hora", na verdade, é uma adaptação “Cielito Lindo”,uma antiga melodia do folclore mexicano. O compositor confessou que estava em Pernambuco e percebeu que a platéia gostava de cantar a música mexicana, escreveu uma nova letra que caiu de imediato no gosto do público, o que levou Ary Barroso a considerar plágio aquilo que, obviamente, é apenas uma versão da música. 

Mas unanimidade mesmo na obra de Henricão é a adorável "Só vendo que beleza",  parceria com Rubem Campos, gravado por Carmem Costa em 1942 e regravado por nomes de peso da MPB como Maria Bethânia, Elis Regina. O compositor conta que a inspiração para a música surgiu quando ouviu uma conversa de bar entre dois aspirantes a Fuzileiros Navais. O interessante é que a singeleza da letra, que retrata um ambiente bucólico, marcado de belezas naturais propícias ao romance, uma verdadeira fórmula da felicidade, foi contrastado pouco tempo depois pelo próprio Henricão ao compor “Casinha da Marambaia”, música que mostra um cenário pessimista e de destruição daquele belo cenário da música anterior. provavelmente uma forma do brilhante compositor pegar carona no sucesso da sua composição original. Compare as letras das músicas.

Só Vendo que Beleza - Henricão


Casinha da Marambaia - Carmem Costa



Fontes:
http://ocourodocabrito.blogspot.com/2009/05/tal-casinha-da-marambaia.html
Dicionário Cravo ALbim
http://cifrantiga2.blogspot.com/2006/10/henrico.html Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Aos oitenta e nove "janeiros" devo registrar a minha alegria de encontrar uma página sôbre o grande poeta popular Henricão a quem não tive a honra de conhecer e autor do enorme sucesso"Casinha na Marambaia", gravado pela tambem, inolvidável Carmem Costa. Graças ao GOOGLE consegui, pesquisando na madrugada insone, descobrir informações tão preciosas que que vieram me proporcionar enorme alegria, eu que me dou a pretensão de amar e praticar a música seresteira, relicário de belezas do cancioneiro popular brasileiro. Parabens ao gigante Ricardo Cravo Albin a quem não tenho a honra de conhecer, mas, que em boa hora, tornou-se o valoroso e respeitado defensor da música brasileira.
    Eis o meu modo de modestamente, homenagear tres valores do cenário artístico do nosso País. Ass. Roberto R. Rolim (Roberto.Rangel26@oi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que a música tinha uma continuação.A Elis gravou com o nome de 'Marambaia',até o nome das canções ela mudava,pôxa.

    ResponderExcluir
  3. Eu cresci ouvindo meu velho pai cantar essa música, me lembro como se fosse ontem,e não me esqueço da letra,é como se estivesse ouvindo ele,coisas boas vem e passam,e cabe a nós guardar esses momentos bons na memória.

    ResponderExcluir